Geral

Celesc relata melhorias na Coxilha

REGIÃO QUE SOFRIA COM QUEDAS CONSTANTES DE ENERGIA RECEBEU UMA SEQUÊNCIA DE MELHORIAS

Além da questão estrutural que a empresa informa, uma das ações mais importantes foi a limpeza da vegetação em 90% da rede que abrange a região da Coxilha Rica (Lages e Capão Alto). “As obras têm como objetivo reforçar a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica, beneficiando diretamente a população e fomentando o desenvolvimento econômico e social de uma área estratégica para a produção rural e o turismo”. Aponta a informação da Celesc.

O QUE SE FEZ

Ao longo do projeto, foram substituídas 40 estruturas de suporte da rede elétrica, além da instalação de mais de 50 cruzetas e 150 isoladores para garantir maior estabilidade ao sistema. Outro avanço significativo foi a implantação de um poste equipado com estrutura moderna e três chaves facas na área conhecida como Tripsaver 89430.

Ao todo, as intervenções resultaram na modernização de aproximadamente 9 quilômetros de rede trifásica, parte do alimentador de 35 quilômetros que atende a região. Também foram instalados:

•     90 cruzetas e 270 isoladores para reforço da rede;

•     24 chaves facas para segurança e flexibilidade operacional;

•     10 novos postes e um transformador monofásico de 15 kVA;

•     Limpeza de vegetação em 90% do trajeto do alimentador.

Essas melhorias proporcionam maior estabilidade no fornecimento de energia, reduzindo quedas e interrupções, o que impacta positivamente os moradores, produtores rurais e empreendedores locais. Com uma rede mais confiável, a região está melhor preparada para sustentar atividades econômicas importantes e atender a necessidades básicas da população.

PLANOS PARA 2025

Para o próximo ano, a Celesc planeja intensificar ações de manutenção, com foco especial na limpeza e ampliação das faixas de distribuição elétrica. As equipes contratadas para o serviço de roçada atuarão de forma mais estratégica, garantindo a continuidade do trabalho de modernização. É o que garante a empresa, considerando que a vegetação na rede é responsável por boa parte das interrupções do fornecimento de energia no meio rural. “Em 2025, queremos ampliar as frentes de trabalho para cobrir toda a extensão da rede na Coxilha Rica”, destaca Vanessa Salvati, gerente regional da Celesc de Lages.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *