SÃO DOIS DIAS DE DESFILES, SENDO QUE NO SÁBADO SÃO AS ESCOLAS DE SAMBA QUE IRÃO PARA A AVENIDA
O último carnaval de rua em Lages foi realizado em 2006 quando Raimundo Colombo ainda era prefeito (ele renunciou para disputar a eleição estadual naquele ano no final de março). Estamos falando de 19 anos sem carnaval de rua, cuja festa está sendo retomada em 2025. Nesta sexta-feira, 21, ocorre o desfile de sete blocos carnavalescos. No sábado é a vez das quatro escolas de samba da cidade fazerem o desfile na rua paralela ao ginásio Jones Minosso.
RAZÃO DO CARNAVAL UMA SEMANA ANTES
Um dos responsáveis pela articulação e viabilização do desfile em Lages é Marcelo Campos ‘Catê’ da Escola de Samba Leões da Serra. Ele montou um projeto e conseguiu recursos destinados à cultura (Governo do Estado), cujo montante irá custear parte das despesas de blocos e escolas de samba. Caté explica que o evento em Lages ocorre uma semana antes porque os foliões têm compromissos com o carnaval de outras cidades, especialmente Joaçaba. “Nossa escola terá quatro ônibus se deslocando a Joaçaba para seus integrantes participarem dos desfiles”.
Para você se situar, essa é a praça do ginásio Jones Minosso. A rua entre a praça e o Senai será o palco dos desfiles nest sexta e sábado em Lages
JORGINHO NA FOLIA
Governador Jorginho Melo, segundo informou Marcelo Catê, confirmou presença no evento em Lages nesta sexta-feira, 21. A parte da prefeitura em relação ao evento se relaciona à manutenção do espaço público (rua Archilau Batista do Amaral), segurança (Agentes de Trânsito) e limpeza antes e pós-desfile.
Tendas e banheiros já foram colocados no espaço de recuo do desfile onde o público deve se concentrar em maior parte
ENTIDADES CARNAVALESCAS
QUE IRÃO PARA A AVENIDA
As quatros escolas de samba são Princesa Isabel (bairro Brusque), Protegidos de São Carlos (Habitação), Leões da Serra (Várzea) e Escola de Samba Unidos do Ritmo Castro Alves (Urca) – Centro Cívico Cruz e Souza (Centro). Os sete blocos carnavalescos são Os Grega (bairro Popular), Pé (Brusque), Resenha (Centenário), Manequinha (Popular), Beiçudos (Universitário), Os Lima (Família Lima – Várzea) e Tenda do Batuque (Petrópolis).
Fotos com drone: Allan Borges – Secretaria de Meio Ambiente/Lages