Geral

Construção no litoral e na Serra

SETOR LANÇOU O EQUIVALENTE À METADE DE IMÓVEIS DE LAGES EM UNIDADES HABITACIONAIS NO LITORAL NORTE EM 2024

Quem frequenta Itapema – e muitos lageanos e serranos o fazem – ou aqueles que se deslocam pela BR-101 em direção a Balneário Camboriú e litoral norte, admiram-se com a quantidade de prédios em construção. A Fiesc divulgou um estudo conduzido pela Consultoria Braian em parceria com a CBIC – Câmara Brasileira da Construção. O trabalho monitorou 132 cidades brasileiras.

OS DADOS DE SC

Os números divulgados pela Fiesc – a partir do estudo da Consultoria Brian – apontam que durante os 12 meses de 2024 foram lançadas obras que totalizam 36.700 unidades residenciais, principalmente em prédios em processo de construção no litoral norte. Para se ter ideia, é um somatório de unidades residenciais equivalente à metade dos imóveis ocupados numa cidade como Lages.

VALOR AGREGADO

O mesmo estudo indicou que o chamado VGL – Valor Geral dos Lançamentos – chega a significativos R$ 45 bilhões, sendo a ampla maior parte formada por imóveis de alto padrão. “As vendas de apartamentos aumentaram 24% em 2024, e o VGV atingiu R$ 41,9 bilhões no ano passado”. É o que aponta o estudo. Para o presidente da Câmara da Indústria da Construção da Fiesc, Marcos Bellicanta, o desempenho do mercado catarinense tem características distintas do restante do país. “Nosso litoral é muito desejado, não só pelas belezas naturais, mas também pela segurança e pelo potencial de valorização dos imóveis”.

REALIDADE DE LAGES

Apesar de registrarmos um discreta verticalização no bairro Coral (com quatro ou cinco empreendimentos mais robustos), a construção civil de Lages opera em desaceleração. Uma das referências para essa afirmação é a geração de empregos. Na maior parte dos meses de 2024, o setor mais demitiu que contratação. E sem contratar, não tem como construir.

Fonte: Fiesc via Consultoria Brian

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *