INICIA O PROGRAMA QUE QUER RESOLVER UM DOS MAIORES PROBLEMAS DA SAÚDE: A FALTA DE MÉDICOS
Uma das maiores – talvez a maior – reclamações dos lageanos em relação à saúde pública se refere à dificuldade de acesso à consultas. As fichas são limitadas, há filas nas UBS e a insatisfação é geral. No mês de fevereiro se falou inclusive que a nova gestão (de Carmen Zanotto, uma especialista em saúde) estava pior que a administração anterior de Lages.
‘SEUS PROBLEMAS ACABARAM’
Entra em vigor nesta quinta-feira, 06, o Agente+Consulta que se constitui um programa para colocar médicos em quantidade maior à disposição da população. A própria Secretaria de Saúde não tem ao certo o número exato de profissionais que serão agregados à tarefa. Na informação oficial se aponta que “as UBS e Policlínica receberão cerca de 70 novos médicos para realização de consultas a população em horários diferenciados”.
HORÁRIOS DIFERENCIADOS
Os agendamentos das consultas seguem conforme fluxo já estabelecido nas UBS. As consultas médicas poderão acontecer nos períodos da manhã, tarde e noite, conforme as necessidades de cada unidade. “O objetivo é ampliar o acesso às consultas médicas garantindo maior efetividade e qualidade na área da saúde do município”. É o que diz a informação oficial.
MODUS OPERANDI
As equipes começaram a fazer contato com os pacientes que estão na lista de atendimento prioritário para respectivos agendamentos. Quem precisar do atendimento neste novo formato, basta ir a sua unidade de saúde e fazer a solicitação. Inicialmente os agendamentos se darão por agenda física e posteriormente via SISREG, ambos realizados pela Unidade Básica de Saúde.
De acordo com a secretária da Saúde, Susana Zen, as novas opções de horários são uma resposta às necessidades da população. “Sabemos que as demandas diárias estão muito altas, por isso, o atendimento visa garantir que todos possam ser atendidos de forma mais eficiente”.