PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE LAGES FOI PARTICIPAR DA POSSE DE COBALCHINI NA PRESIDÊNCIA
Deputado Chiodini se licenciou do mandato para focar a disputa à prefeitura de Itajaí. E para focar o projeto de ser prefeito do segundo maior PIB de Santa Catarina, o parlamentar também deixou a presidência do MDB. Foi susbtituído na função pelo colega de parlamento, Valdir Cobalchini. A troca de comando levou lideranças a Florianópolis. Entre elas o pré-candidato a prefeito de Lages, Elizeu Mattos.
Pinho, Cobalchini, Chiodini e Juarez Matos com Elizeu no evento em que os deputados federais do MDB trocaram de posição no comando partidário em SC
ELIZEU SEGUE SE EXPLICANDO
Desde a sentença tornada pública na semana passada com a suspensão dos direitos políticos de Elizeu Mattos por 14 anos, decisão essa de 1º grau e passível de recurso a instâncias superiores, o pré-candidato a prefeito tem procurado se explicar. Ele sabe que o episódio (da sentença) gera uma insegurança ao próprio eleitorado que possui, por causa da dúvida sobre a condição de elegibilidade.
SOBRE A CANDIDATURA
O pré-candidato do MDB procura ainda esclarecer ao eleitorado que a decisão, por ser passível de recurso, não o torna inelegível de imediato:
“Tem muita gente em dúvida. Tem muita gente que prega a inverdade. Outros misturam as coisas. A verdade é que a decisão que saiu não tem impeditivo nenhum jurídico na minha questão de candidatura. Ela não impede de eu ser candidato. Ela não tem uma ação jurídica sobre a questão eleitoral (…). Eu só perderia os direitos políticos se fosse uma sentença transitada em julgado ou uma decisão colegiada do Tribunal, que não é o caso”.
ATAQUE À SENTENÇA
Em vídeo que circula em redes sociais o pré-candidato ataca a decisão do Judiciário de Lages:
“Respeitando aqui a justiça, mas a sentença ela é equivocada. Sequer analisou a instrução processual, sequer considerou a investigação do Tribunal de Contas. Sequer analisou as provas testemunhais. Não houve análise de nada. Eu só quero perguntar: a quem serve isso em véspera de eleição? Por que essa sentença não vem antes ou depois? Por que essa pressa a dois meses da eleição? É uma pergunta que deixou no ar”.
PROCESSO EM SITE
O pré-candidato a prefeito disse que nos próximos dias entrará no ar um site onde estará todo o processo relacionado a sua condenação. Ali cada pessoa poderá acessar, analisar e tirar suas conclusões. Na verdade, essa estratégia de um site com o processo é algo para discurso e não para efeito prático. Não dá para imaginar o eleitor se sentir indeciso se votará ou não em Elizeu e resolver ler o processo para decidir. São mais de 30.000 páginas. São mais de 2 mil eventos relacionados no processo eletrônico. Logo…