Geral

Epagri atua no ‘Colégio Agrícola’

CEDUP CAETANO COSTA NO CERRITO INTEGRA A GESTÃO COMPARTILHADA ENTRE EPAGRI E SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Ao todo são cinco CEDUP – Centro de Educação Profissional voltados à formação de técnicos agrícolas em SC. E se constitui uma estrutura de excelência na disponibilização de profissionais formados que boa parte dos meninos (e mais recentemente meninas) se formam e já encontram espaço no mercado de trabalho.

E…

A Epagri, dentro do propósito de contribuir com esse conhecimento técnico, passou a atuar também na gestão desses CEDUP, numa parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Exemplo prático disso foi o dia de campo na metade deste mês de março, agregando os estudantes do CEDUP Caetano Costa, o Colégio Agrícola do Cerrito.

Essa cena não é novidade para os estudantes que frequentam CEDUP como o Colégio Agrícola do Cerrito. Eles aliam a teoria da sala de aula com a prática na lavoura ou na atividade com pecuária…

Empresas que atuam na área de produção de grãos se integraram às explicações, orientando e repassando informações práticas da atividade

O modelo de gestão compartilhada entre Epagri e Secretaria da Educação permite que técnicos que estão na atividade agrícola auxiliando no aumento da produção, repassem conteúdo que vão reforçar ainda mais a qualidade do ensino àqueles que sairão do CEDUP com formação para contribuir com o aumento da produtividade rural de SC

SOBRE O ‘COLÉGIO AGRÍCOLA’

O CEDUP Caetano Costa tem uma história longa de atuação na Serra Catarinense, tendo formado milhares de técnicos agrícolas oriundos de várias partes do Estado e do Brasil. Mas nem sempre o CEDUP, funcionou na localidade de Itararé, em São José do Cerrito. A caminho de completar 85 anos, o Colégio Agrícola surgiu antes da metade do século passado no ambiente onde atualmente funciona o CAV. Ali o ensinamento técnico de segundo grau permaneceu até meados da década de 1970 quando foi deslocado para uma propriedade com possibilidade de aprendizagem prática.

Aqui o CAV tomou forma a partir da década de 1970 com a criação do Curso de Medicina Veterinária, depois Agronomia e mais recentemente vários outros. Mas até aquela época, no local funcionava o Colégio Agrícola, cujos internos permaneciam alojados onde atualmente é o Hospital Veterinário.

IMPORTANTE – O Colégio Agrícola Caetano Costa foi fundado em Lages no dia 24 de julho de 1940. Chega aos 85 anos de existência em Lages. Só não é mais antigo que o CEDUP de Canoinhas, fundado um ano antes da instituição lageana!

Fotos atuais Jornalista Pablo Gomes – Bolsista Epagri/Fapesc

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *