ALTA VELOCIDADE E ULTRAPASSAGEM EM FAIXA CONTÍNUA ESTÃO ENTRE AS MAIORES IRREGULARIDADES NO TRECHO LAGES A FLORIANÓPOLIS
A multa por ultrapassar em faixa contínua é de R$ 1.467,35 e o condutor também perde 7 pontos na carteira de habilitação. Essa infração é considerada gravíssima (e multiplocada por 5 vezes) e está prevista no artigo 203 do CTB. Embora caixa defesa, quando a notificação é acompanhada por registro (imagem), é bastante dificíl que o infrator reverta a penalidade pecuniária e da pontuação a CNH.
A prática é comum no trecho entre Lages e Florianópolis, como evidenciam os registros que geraram notificações aos condutores desses veículos em manobra de ultrapassagem na BR-282
Há situações inclusive de ultrapassagem em pontos demasiados próximo a curvas como nesse caso em Alfredo Wagner
Em aclives (subidas) com baixa visibilidade, os condutores também se arriscam em local de ultrapassagem proibida
Além da faixa contínua, há situações ainda mais graves, das ultrapassagens em pontes, como nesse caso em Bocaina do Sul
ENTENDA QUE…
Nenhum dos veículos nessa postagem foi identificado na publicação porque o objetivo é apenas evidenciar o risco de manobras em desacordo com o CTB, em situações que geram multas de trânsito em valores citados acima. Todos os veículos que serviram para a ilustração acima foram devidamente identificados por Agente de Trânsito (devidamente credenciado e habilitado) e notificados pela manobra em desacordo com o CTB. Naturalmente, poderão recorrer das multas. Mas será difícil um argumento que reverta o enquadramento porque, contra imagens, é difícil comprovar ausência de irregularidade.
ENTÃO
Em faixa contínua, não ultrapasse. Os 15 minutos a menos em uma viagem, não fará diferença na vida de ninguém. E para esse tipo de notificação, não precisa placa informando que há fiscalização porque cabe ao condutor seguir o regramento do CTB.