Geral

Poucos parlamentares em Lages

APENAS 25% DA BANCADA FEDERAL VEIO A LAGES EM FORUM PROMOVIDO PELOS PRÓPRIOS PARLAMENTARES

Valdir Cobalchini porque preside o Fórum Parlamentar. Carmen Zanotto que retornou nesta semana à função de deputada e outros dois deputados federais (Ismael e Jorge Goetten). E só. Assim foi a representatividade da Câmara dos Deputados no Fórum Parlamentar Catarinense em rodada descentralizada ocorrida em Lages. Do Senado esteve presente apenas Esperidião Amin. Jorge Seif frequentou a paróquia na Festa do Pinhão, mas não apareceu no Forum Ivete da Silveira também não.

SEM DEMANDAS NOVAS

Se a presença dos parlamentares foi diminuta, da mesma forma foi ‘econômica’ a pauta apresentada aos integrantes do Fórum Parlamentar. Pediu-se acompanhamento para que haja o atendimento à legislação estadual (sem interferência e interpretação apenas de norma federal) quando o assunto é campos de altitude, repactuação do contrato de concessão da BR-116 para permitir investimentos (como a duplicação da rodovia no trecho urbano de Lages). E construção (sic!) de terceiras faixas de tráfego na BR-282.

QUESTÃO DAS TERCEIRAS FAIXAS

Salvo melhor juízo, independente de intervenção parlamentar, a execução das obras de terceiras faixas da BR-282 entre Lages e Florianópolis é algo consolidado. Está em andamento a elaboração de projeto para, a partir disso, ocorrer a licitação para a execução das obras. Portanto, em tese, é uma providência que não tem volta, tendo sido ela uma decisão administrativa de gestão rodoviária por parte do Governo Federal.

MAS HAVERIA DEMANDA…

Em âmbito de Lages há duas obras estruturantes que dependem de ajuda externa (Federal e Estadual). E os dois assuntos poderiam, e não foram colocados na pauta do Fórum Parlamentar. Uma dessas demandas é a continuidade da duplicação da BR-282 no trecho urbano de Lages no ponto que passa pelo Lages Shopping e segue, pelo menos, até o acesso a São Joaquim. A situação está demasiada estrangulada no local (em termos de mobilidade).

E..

A outra demanda também importante que requer ajuda tanto de parlamentares quanto do governo, refere-se à ligação entre os bairros São Miguel e Ferrovia, com viaduto ou túnel na linha férrea, na altura da estação ferroviária. Assuntos que, embora importantes, ficaram fora do radar das chamadas ‘forças vivas’ da paróquia. Quem sabe mais adiante, quem sabe!

Apenas 05 dos 19 integrantes da bancada federal catarinense presentes na reunião do Fórum Parlamentar realizado em Lages e nada de demanda apresentada que agregue àqueles que já têm sido pautadas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *