OBSERVATÓRIO DA FIESC FEZ LEVANTAMENTO DOS EMPREGOS GERADOS POR SETOR ENTRE JANEIRO E NOVEMBRO
A área de análise da Fiesc apontou que nos primeiros 11 meses de 2024 foram geradas 149.155 vagas de empregos em Santa Catarina a mais que as mesmas demissões no período, considerando apenas carteiras assinadas. A informação complementa com os dados:
“O setor de serviços liderou a criação de vagas, com 69,8 mil empregos, seguido da indústria, com 55,4 mil. O segmento do comércio criou 21,5 mil postos e a agropecuária 2,5 mil novas vagas, segundo dados do Novo Caged”.
INDÚSTRIA EM LAGES
Se os dados em âmbito de Estado são consideráveis quando o assunto é geração de empregos pela indústria, com 1 em cada 3 empregados gerados sendo desse setor da economia, a realidade de Lages foi um pouco diferente. Das 2.187 vagas geradas a mais que as demissões em Lages entre janeiro e novembro do ano passado, a indústria respondeu por 10% desse quantitativo. Ou seja, 1 em cada 10 empregos gerados a mais na cidade, foi pela indústria.
Na matemática dos 11 meses, foram 212 vagas, distribuídas da seguinte forma especificamente em Lages, em relação somente ao setor da indústria, considerando os dados oficiais do Caged:
Sempre oportuno observar que os dados consolidados consideram apenas as CTPS assinadas, ou seja, os chamados empregos formais