Geral

Lages é bronze em alfabetização

QUATRO MUNICÍPIOS DA AMURES CONQUISTARAM O SELO OURO ENTRE OS 13 DA REGIÃO QUE SE INSCREVERAM NO MEC

Há uma crença dos gestores públicos que as ações que executam atendem parâmetros para garantir uma educação de qualidade. E há ferramentas que permitem medir essa preocupação com o setor. Uma dessas ferramentas é a nota do IDEB, que avalia mais o estudante, a partir da carga de aprendizagem que recebe. Há ainda o Selo Nacional Comprimisso com a Alfabetização instituído (assim como o IDEB) pelo MEC.

CRITÉRIOS DO SELO

Cada Secretaria Municipal de Educação se inscreve e apresenta as práticas adotadas, sendo que o Selo Compromisso com a Alfabetização considera entre os critérios, a colaboração entre os entes federativos (estados, municípios e Distrito Federal); Institucionalização e implementação da política de alfabetização; Implementação das ações de formação de professores e gestores; Distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização.

RESULTADO NA SERRA

O referido Selo premia cada município considerando a maior aproximação no atendimento dos critérios acima. Na Serra Catarinense um total de 13 dos 18 municípios se inscreveram. Quatro deles obtiveram Selo Ouro pelo atendimento de todos os pressupostos, sendo eles:

Correia Pinto

São Joaquim

Urupema

Urubici

PRATA E BRONZE

No quantitativo de 13 municípios, outros nove também foram avaliados, a partir da inscrição feita em outubro do ano passado. Anita Garibaldi, Bom Retiro e Lages ficaram com o Selo Bronze, significando que entre os 13 inscritos, esses três foram o que menos atenderam os requisitos previstos pelo MEC. Outros seis abaixo conseguiram o Selo de Prata:

A divulgação se torna importante não por alguma crítica, mas como desafio para que as práticas previstas pelo MEC se intensifiquem e esses municípios com Selo Prata e Bronze apareçam melhores na próxima avaliação.

OUTRO OURO NA REGIÃO

Fora da Amures, mas aqui pertinho de Lages, o município de Abdon Batista é outro que conquistou o Selo de Ouro pelas boas práticas de aprendizagem na rede municipal de ensino. A conquista evidencia que, independente do tamanho do município, em havendo foco e propósito, o resultado que confirma a qualidade de ensino aparece.

Atuais gestoras e o prefeito Lucimar Salmória, colhendo o fruto da gestão anteriores, que implementou práticas que garantiram a melhor avaliação sobre a alfabetização em Abdon Batista

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *