SÃO 1.304 VOTANTES A MENOS PARA O PLEITO DESTE ANO EM COMPARAÇÃO COM AQUELES APTOS AO VOTO EM 2024
No portal do TSE que você acessa clicando aqui consta que a próxima atualização dos dados sobre o eleitorado de Lages ocorrerá no primeiro dia de agosto. É que o sistema atualiza mensalmente os números sobre eleitores e cadastro biométrico. Mas considerando os dados da tela e os números que a Justiça Eleitoral apresenta, Lages reduziu para 125.049 votantes no pleito deste ano. O número soma 1.304 eleitores a menos que aqueles aptos ao voto no pleito municipal.
Essa é a tela no sistema da Justiça Eleitoral (TSE), mas os dados atualizados apontam Lages com 125.049 eleitores neste ano. Eram 126.353 aptos ao voto no pleito de 2024.
MAIORES COLÉGIOS ELEITORAIS DA SERRA
Lages: 125.049 eleitores
São Joaquim: 19.549 eleitores
Otacílio Costa: 12.711 eleitores
Correia Pinto: 12.120 eleitores
Urubici: 8.161 eleitores
São José do Cerrito: 7.726 eleitores
Anita Garibaldi: 6.962 eleitores
MENORES COLÉGIOS ELEITORAIS DA SERRA
Palmeira: 3.323 eleitores
Cerro Negro: 3.207 eleitores
Bocaina do Sul: 3.184 eleitores
Capão Alto: 3.127 eleitores
Painel: 2.599 eleitores
Urupema: 2.531 eleitores
Rio Rufino: 2.423 eleitores
Considerando os 18 municípios da Amures, incluindo aquele com menos eleitores na Serra Catarinense (Rio Rufino acima) a região soma 233.156 eleitores. Cidades com Joinville, Florianópolis ou Blumenau, por exemplo, individualmente consideradas, possuem mais eleitores que todos os votantes da Serra Catarinense somados. Joinville, pelos dados, sozinha, tem quase o dobro de eleitores de toda a Serra.
SOBRE OS FACULTATIVOS
Nos dados do quadro em azul temos um quantitativo de 17.627 eleitores facultativos em Lages. Significa que a cidade tem o quase equivalente ao eleitorado da segunda maior cidade da Serra Catarinense (São Joaquim), somente de eleitores que não são obrigados a votar. Esse contingente é formado por pessoas idosas (com mais de 70 anos) que votam somente se quiserem. E também pessoas que se declaram analfabetas, cujo voto também é facultativo.




