NÚMERO DE CANDIDATOS A VEREADOR CAI PARA 190 COM A OPÇÃO DE ALGUNS DE NÃO DISPUTAR A ELEIÇÃO
Entre a homologação em convenção e o registro da candidatura na Justiça Eleitoral há um período que os interessados na disputa podem utilizar para repensar os planos. E por razões pessoais e outras, alguns decidem não levar adiante a intenção de concorrer, especialmente no pleito proporcional (a vereador). Foi o que fez um trio de candidatos ao legislativo lageano. Três nomes aparecem no sistema como optantes por renúncia à disputa.
QUEM SÃO ELES?
Decidiram por não continuar no páreo os pré-candidatos Guilhermen Venadrmin e Renata Roman Pereira, ambos do PRD e ainda Lucas Mariano do Partido Novo. Eles apresentaram o pedido de renúncia e essa foi homologada na Justiça Eleitoral. Diante disso, excluindo a hipótese de alguns dos registrados não superarem as regras a serem cumpridas (de documentação, filiação, etc), são atualmente 190 candidatos a vereador em Lages.
DOZE POR VAGA
Se fosse um concurso público, teríamos quase 12 candidatos por vaga. Bem mais que numa cidade como Cerro Negro onde temos em média 3 candidatos por vaga à Câmara.
Esse é o retrato dos eleitos (ou substituintes, caso de Enio Quintino em relação a Jean Pierre Ezequiel) na eleição de 2020. Do registro acima temos a cassação ocorrida de Nei Casa Nossa, o lamentável falecimento de Bruno Hartmann e a opção por não ir à reeleição de Heron de Souza. E Jair Júnior trocou a disputa proporcional pela eleição majoritária. Os demais tentam se manter na Câmara em 2025.