ARQUITETO DE ATUAÇÃO PRESENTE EM LAGES MORREU AOS 67 ANOS VÍTIMA DE CÂNCER
O Centro Unifacvest está de luto. E não apenas a instituição de ensino superior de Lages, mas todos aqueles que, em alguma circunstância das lidas conviveram com Altair Baú. Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo desde a metade de 2013 na referida instituição, Baú dividia com acadêmicos seus conhecidos na área adquiridos na formação obtida na Unisinos lá nos idos de 1985.
TRAJETÓRIA EM LAGES
Além da docência no Curso de Arquitetura e Urbanismo na Unifacvest, Altair Baú assinou projetos na área e o conhecemos quando integramos juntos a equipe da gestão municipal no inicio do século em Lages. Ele foi diretor de Planejamento. Tinha ideias urbanísticas interessantes, algumas seguidas, outras ignoradas. As Lojas Maçônicas de Lages exteriorizaram o pesar pela morte do professor. Troca a vida terrena e como arquiteto, vai se juntar ao Grande Arquiteto do Universo.
Retrato do professor Altair Baú durante simpósio na Unifacvest já administrando e se tratando de um câncer que acabou lhe tirando do nosso convívio
Era de uma relação tão amistosa com os acadêmicos que gestos como de convidá-lo para ser patrono de turma era comum, como nesse registro onde fora escalado para a tarefa, no convite humorado da turma, fazendo referência a um dos ensinamentos dele para colocar na prancheta ideias da área de arquitetura. Um gigante nos deixa!
DESPEDIDA
No nosso percurso para o trabalho sempre trocávamos um buenas, ao passarmos pela rua Lica Ramos, onde residia no bairro Sagrado Coração. Atos fúnebres durante a quinta-feira e sepultamento ainda neste 10 de outubro no final da tarde no Cemitério Cruz das Almas!
Sem dúvidas, um ser humano incrível. Tive a honra de trocar rápidas, mas proveitosas conversas nos corredores do Centro Universitário e na sala dos professores. Sua presença imponente, não só pela altura e o tom de voz únicos, mas também pela relevância do conteúdo e do conhecimento. Que Deus reserve a ele uma construção celestial tão majestosa quanto àquelas que ensinou e ajudou a construir aqui neste plano.
Prof. Mauricio Hermes
Tive o prazer não só de conhece-lo como trabalhar inicialmente numa boa parceria de Engenheiro e Arquiteto em muitos trabalhos, na Construtora Alvorada fundada pelo pai dele e o meu tio, grande amigo de vasto conhecimento, que o bom Deus o receba em sua infinita bondade, vai com Deus meu amigo