Geral

Pinhão de um milênio à China?

DEPUTADO ERRA NOS CÁLCULOS E ANÚNCIA VENDA DE PINHÃO ATÉ O ANO 3.000 D.C.

Esse tipo de episódio evidencia a razão que se desconfia tanto de dados em redes sociais. E quando esses partem do perfil de um político, a desconfiança acaba sendo maior ainda. Deputado Lucas Neves, no âmago de emplacar a boa notícia da venda de pinhão ao exterior, informou que Santa Catarina está exportando para a China nada menos que 8 milhões de toneladas de pinhão.

Considerando que anualmente a safra de pinhão em Santa Catarina não chega a 6 mil toneladas (ano passado foram 5,7 mil toneladas pelos dados estimados da Epagri), seria necessário mais de um milênio (mais de 10 séculos) para juntar a produção de pinhão suficiente para atender o número informado por Lucas Neves.

DADOS REAIS A RESPEITO

Foi o colega Amarildo Volpato atuando na Clube FM e em suas redes sociais (confiáveis) que acompanhou a negociação entre a Associação de Produtores de Pinhão e empresários chineses. A semente de araucária de Painel, Urupema e Bom Jardim vão atender esse pedido de 8 toneladas (8.000 kg). Além dessa remessa do pinhão, as falhas (no interior a gente fala faia) também serão exportadas para produção de artesanato na China, em um total também de 8 toneladas.

O QUE SERÁ QUE HOUVE?

Talvez a sapecada no Podemos com o episódio do vice ou o sapateio do colega de parlamento de Lucas Neves – o deputado Marcius por causa do episódio dos javalis -, tenham deixado aquele mais atuante da Serra meio sem noção dos números. Oito milhões de toneladas de pinhão? Menas, deputado. Menas!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *