PROJETO FOI APROVADO E PERMITE AGREGAR VALOR À PRODUÇÃO BENEFICIANDO FAMÍLIAS DO MEIO RURAL
Exemplo de que, mesmo de regiões diferente, parlamentares focam alguns passos que beneficiam o coletivo. É o caso da dobradinha feita pelos deputados Neodi Saretta (Concórdia) e Marquito (Florianópolis) na apresentação e aprovação do projeto que autoriza e prevê a presença de pinhão na merenda escolar da rede estadual de ensino.
O QUE ORIENTA O PROJETO
A norma prevê que seja adquirido diretamente de agricultores familiares, empreendimentos familiares rurais e da economia solidária catarinense o produto para integrar a merenda escolar. “A iniciativa busca fortalecer a renda de pequenos produtores e promover a valorização econômica e cultural do alimento, um símbolo da região serrana”. É o que aonta a justificativa do projeto aprovado.
SEM ATRAVESSADOR
Muitos produtores rurais não vendem o pinhão diretamente às prefeituras e ao Governo porque não têm documentação mínima. O projeto sanciona essa possibilidade, eliminando a figura do atravessador (que compra o pinhão e entrega como empresa aos entes públicos), permitindo que o produtor rural agregue mais valor na produção oriunda da colheita. “Além de impulsionar a economia local, a proposta também reforça a oferta de alimentos de qualidade para os estudantes”.
“Com a compra direta, o projeto promove um ciclo de benefícios para os alunos, que recebem um alimento saudável, e para os agricultores, que têm garantida a venda de sua produção”. É o que aponta Noedi Saretta, no registro acima ao lado do coautor do projeto, deputado Marquito.
BERÇO DO PINHÃO
O projeto foi aprovado no trabalho itinerante da Alesc nesta semana em Lages. Está aqui na Serra Catarinense a maior produção de pinhão (do pinheiro brasileiro) do mundo. Isso mesmo. O município de Painel é responsável por, pelo menos, um terço da produção mundial de pinhão. Tanto que, segundo informou Amarildo Volpato na Clube FM, a China importa, através de uma empresa, o pinhão de Painel para servir de merenda aos estudantes daquele País.
O pinhão na merenda em SC e atendendo também o mercado internacional, como a China, a partir da produção da cidade que mais produz a semente, Painel, aqui na Serra Catarinense.
***
EMPÓRIO DAS CARNES INFORMA:
Estamos a menos de 45 dias do Natal…
Presencialmente você pode fazer reserva direto na Avenida Carahá em Lages!