FOI DURANTE A EXPOLAGES QUE A RAÇA ESCOCESA DEBUTOU NO PARQUE CONTA DINHEIRO
Um pecuarista de Água Doce, outro de Lages e André Canalli da cabanha Dom Euclides em Caçador, são os três criadores da raça escosesa Galloway em terras catarinenses. Coube a Canalli trazer alguns exemplares do rebanho para apresentar durante a Expolages.
SOBRE A GALLOWAY
Trata-se de animais de pelagem espessa e de porte médio. A raça tem uma herança genética secular e possui cabeça larga e curta, com olhos grandes e proeminentes. Originária do sudoeste da Escócia, essa raça tem se evidenciado, não apenas pela sua pelagem escura com o cinturão branco e marcante, mas também pela sua robustez e qualidade de carne.
O QUE DIZ CANALLI
O criador André Canalli observa que a variedade com a faixa branca, chama-se Belted Galloway. Os machos adultos chegam a pesar cerca de 950 quilos, e as fêmeas adultas pesam entre 400 e 600 quilos. Ele explica que é uma animal de porte pequeno, mas muito rústico, muito fértil e longevo. Sobre a carne, a informação é de que na Escócia, é conhecida como a mais tenra, saborosa, macia, suculenta e marmorizada, com uma boa quantidade de gordura intramuscular.
Um exemplar da raça Galloway desfilando no parque Conta Dinheiro…
Apenas três pecuaristas, sendo um de Lages, outro de Água Doce e André Canalli, do rebanho que foi à Expolages, criam essa raça diferenciada em SC
O conteúdo tem informações de Paulo Chagas e fotos de Fom Conradi