Geral

Radioterapia: Lages terá novo bunker

INVESTIMENTOS DE R$ 14 MILHÕES PERMITIRÃO AMPLIAR TRATAMENTO NO COMBATE AO CÂNCER NO HOSPITAL TEREZA RAMOS

Temos frequentado, convivido e testemunhado a importância dos serviços prestados pelo Estado no atendimento de pessoas diagnosticadas com câncer. Quer seja na radioterapia (no espaço anexo ao Hospital Tereza Ramos) ou no tratamento de quimioterapia (na Unacon dentro do HTR). Daí que é uma estrutura de pessoas e equipamentos que fazem toda a diferença para que o tratamento ocorra em Lages, sem a necessidade de deslocamento a outros centros, como Florianópolis.

AMPLIAÇÃO DOS SERVIÇOS

Por conhecer essa realidade, percebemos a excelente providência relacionada à ampliação dos serviços de radioterapia, cuja construção de um novo bunker de serviços foi autorizada pelo governador Jorginho Mello. O novo bunker permitirá mais equipamentos de aplicação de tratamento de radioterapia, com investimentos na ordem de R$ 14 milhões.

SOBRE A NOVA ESTRUTURA

A nova obra do bunker terá uma área de 132,18 m² e abrigará o Acelerador Linear, que será utilizado para procedimentos de radiocirurgia e radioterapia estereotáxica. “Estes tratamentos, que anteriormente eram realizados apenas em Florianópolis, agora serão disponibilizados para as regiões da Serra Catarinense, Alto Vale do Itajaí e Meio Oeste, ampliando o acesso à radioterapia para os pacientes dessas áreas”, reforça o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

ENTENDA O SIGNIFICADO

A médica Cristina Subtil, diretora do Hospital Tereza Ramos, explica o significado da futura estrutura a ser implantada na instituição:

“É uma honra receber essa autorização para a licitação do novo bunker e do acelerador linear do nosso serviço de radioterapia. Com esse novo acelerador, vamos poder fazer radiocirurgia, procedimento de ponta que não conseguimos fazer com o aparelho antigo. Os nossos pacientes tinham que ir para Florianópolis. Quero agradecer a todos e lembrar que com a abertura recente da emergência do Hospital Tereza Ramos, também podemos atender nossos pacientes oncológicos com toda a urgência que eles merecem”.

Registre-se a presença dos integrantes da Bancada da Serra, deputados Mário Motta, Lucas Neves e Marcius Machado, que acompanham as demandas da saúde em Lages, buscando a implementação de mais estrutura. No registro o governador Jorginho e a médica Cristinal Subtil na assinatura do documento que autoriza a licitação do novo bunker

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *