MAIS UM MUNICÍPIO DA SERRA QUE A CASAN DISPONIBILIZA O SISTEMA DE ESGOTO TRATADO
Gradativamente os municípios da Serra Catarinense vão recebendo os investimentos da Casan para o tratamento de esgoto. Naturalmente que junto com a melhoria vem o custo, visto que a empresa cobra 100% do consumo de água como tarifa de esgoto e isso precisa ser explicado à população. Também por causa disso, os gestores da Casan (a gerência regional é de Criciúma) estiveram em Bom Jardim da Serra.
REDE EM BOM JARDIM
“Essa foi uma oportunidade de demonstrar aos vereadores os benefícios do sistema e a eficiência do tratamento, com o resultado sendo visto na qualidade do efluente final. Outra medida que a Companhia também enfatizou foi a importância da ligação correta dos moradores à rede de esgoto, após a autorização enviada na fatura”, explicou o chefe de Agência, Luiz Carlos do Amaral.
Funcionando desde novembro do ano passado, o sistema em Bom Jardim da Serra atende imóveis que estão no entorno da Estação de Tratamento.
Há perspectiva da rede ser ampliada de forma gradual no município que, considerando a vocação turística, tende a ser uma providência estruturante importante e necessária.
ONDE TEM REDE DE ESGOTO NA SERRA
Além de Lages, com o sistema mantido pela Semasa, a Casan investe e tem rede de esgoto parcialmente na área urbana de Bom Jardim da Serra, ainda em Capão Alto, Otacílio Costa e São Joaquim. Anita Garibaldi está em fase de implantação e outros municípios serranos devem receber investimentos para o tratamento de esgoto. O sistema causa, quando implantando, reclamações (por causa do custo), mas aos poucos a população vai verificando a importância do esgoto tratado repercutindo na qualidade de vida.
Em Otacílio Costa houve até abaixo assinado para tentar reduzir o valor da cobrança que é de 100% do consumo de água. E o deputado Marcius Machado apresentou projeto para puxar o percentual para 70%, mas sem êxito na demanda.