E EMPRESA QUE DESEJAR REALIZAR O EVENTO TERÁ QUE APORTAR, PELO MENOS R$ 442.445,47 AOS COFRES MUNICIPAIS
Com uma distância considerável até o início do evento em 13 de junho, o secretário Evandro Frigo, que atualmente responde também pela Secretaria de Administração, mandou publicar o edital de licitação que escolherá a empresa responsável por realizar a Festa do Pinhão. Na verdade, a licitação é para explorar a marca Festa do Pinhão e tudo aquilo que envolve o evento. Há um anexo ao procedimento licitatório detalhando tudo que a empresa precisa atender de requisito para estar aptar a tocar o evento. E para tanto terá que comparecer com uma proposta mínima de R$ 442.445,47 para a prefeitura e, com isso, ser a responsável pela Festa do Pinhão 2025.
O encaminhamento do edital foi costurado via Gabinete da Prefeita e as ‘novidades’ da edição foram antecipadas em coletiva. Mas não é nada além daquilo já sugerido em tempos pretéritos como espaço à tradição gaúcha e outros adentos que tornariam a festa mais alageanada.
QUEM TOCARÁ O EVENTO?
Pelo mote de atração turística, a parte (que não é muita coisa) a cargo da prefeitura, pode ficar sob responsabilidade da futura Secretaria de Turismo. Enquanto isso, ações como concurso de rainha e princesas e contratação de atrações para o Recanto do Pinhão ocorrerem através da Fundação Cultural. Mas ambas as estruturas somente terão definição de titularidade depois da reforma administrativa a ser aprovada (depois de enviada) pela Câmara de Vereadores. Pode ser que quem assuma algumas atribuições na Festa do Pinhão já pegue o bonde andando. E isso não é ruim. Pior seria esperar definições de nomes para depois mexer no evento.