Geral

Rotativo: Além do reajuste de 7,7%

DECRETO AUTORIZA EMPRESA A AUXILIAR NA FISCALIZAÇÃO SOBRE O USO DE VAGAS DO ESTACIONAMENTO ROTATIVO EM LAGES

O novo valor de R$ 2,80 será para o uso da vaga por uma hora para carros. As motos passarão a pagar R$ 1,40 pela hora com um percentual de reajuste de 7,7% sobre os valores praticados atualmente. A atualização atende pedido da empresa. “A população será informada sobre a data exata de início da nova tarifa e eventuais orientações sobre o uso do sistema”, aponta a informação oficial sobre o reajuste.

E…

Uma fala da prefeita Carmen Zanotto aponta que “nosso compromisso é garantir que o sistema continue funcionando com qualidade para a população”. E se a ideia é qualidade, algumas correções precisaram ser agregadas ao sistema, como parquímetros com problemas, aplicativo com instabilidade e a nem sempre presença dos monitores.

No parquímetro se orienta a baixar o APP. Mas o aplicativo apresenta frequentes panes que dificultam a operação de reserva de vaga para estacionamento…

E em caso de parquímetro e aplicativo instáveis, a presença dos monitores ajuda os condutores a reservar vagas. Mas esses nem sempre estão por perto nas vias onde o sistema rotativo está ativo.

TEM MAIS MUDANÇA

O baixo efetivo de Agentes de Trânsito impede uma fiscalização mais rigorosa e constante sobre o uso das vagas do estacionamento rotativo. A empresa que opera o sistema pediu e, através de decreto, a prefeita Carmen Zanotto autorizou que a concessionária utilize veículo próprio (devidamente caracterizado) para auxiliar na fiscalização.

O QUE ISSO SIGNIFICA?

O próprio decreto aponta – e nem precisaria apontar – que a atribuição dos Agentes de Trânsito seguem inalteradas. Significa que somente eles podem emitir notificações por uso irregular da vaga de estacionamento rotativo. Isso não impede – e aqui está a inovação do decreto – que a empresa ajude fiscalizar, identificando irregularidades e reportando à central, onde estão os Agentes. Esses, de forma remota (porque tem resolução que permite isso), podem notificar (multar) quem não estiver com a vaga reservada de acordo com as regras.

LOGO E INCLUSIVE

O decreto amplia a fiscalização em relação ao uso do estacionamento rotativo, tudo dentro do que prevê a legislação (resoluções e o CTB). E o motorista que não quiser se incomodar ou correr risco de multa, deve fazer aquilo que é seu dever: via aplicativo, monitorese parquímetro, alocar a vaga onde deixará seu veículo. O sistema de estacionamento rotativo é justo e democratiza o uso das vagas de estacionamento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *