Geral

Saúde na Mão: ‘A culpa é dos estrelas’

SERVIÇO FOI DESATIVADO NA VÉSPERA DA ELEIÇÃO EM LAGES. E NOVA GESTÃO AVALIA A RETOMADA DO CONTRATO

Não foi na virada do ano ou da gestão municipal que o lageano ficou na mão quando o assunto é o serviço Saúde na Mão ofertado pela Secretaria de Saúde de Lages. A partir da constatação que o serviço não estava operando, a área técnica da Secretaria da Saúde foi em busca de respostas. Constatou que desde 5 de outubro, um sábado, o serviço foi desativado por falta de renovação do contrato.

PARA ENTENDERMOS

O aplicativo Saúde na Mão consiste numa linha 0800 para onde a população liga em busca de informações e orientações na área médica. No outro lado do telefone estará um médico, enfermeira ou técnica em enfermagem (dependendo do tipo de caso). Esse sistema é operado por uma empresa e apresenta resolutividade ao ponto de outras cidades (como Florianópolis) terem aderido depois de Lages. E pelo informado, o contrato com a empresa não foi renovado, causando a descontinuidade.

OU SEJA

Não houve ação da nova gestão para suspender o serviço. Os ‘estrelas’ da gestão anterior que causaram a descontinuidade pela não renovação do contrato. E nem comunicação mais clara sobre o fato foi exteriorizada. Essa descontinuidade é ruim visto que a adesão habituação das pessoas para recorrer ao sistema fica comprometida, sendo necessário reiniciar todo um processo de informação para puxar os usuários de volta ao 0800.

A plataforma, momentaneamente, está desativada. E pode – não significa que vai – voltar a operar quando o contrato, não renovado desde o primeiro sábado de outubro, for reavaliado

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *