BAIXA PROCURA É UM DESASTRE. ALERTA MÉDICO E DEPUTADO SOBRE ÍNDICE INFERIOR A 40% DE ADESÃO
Deputado Vicente Caropreso (PSDB) é um entendedor da área de saúde. Sempre presente em projetos e debates relacionados ao setor, o parlamentar veio a público exteriorizar uma preocupação com o fato de apenas 150.700 crianças de um total de 388.200 entre 1 e 4 anos terem tomado vacina contra a poliomielite (doença também conhecida como paralisia infantil). Ele alerta:
“Esse resultado é um desastre. Não podemos permitir que uma doença erradicada volte a assombrar”.
UMA EM CADA QUATRO
CRIANÇAS VACINADAS
Pelos dados compartilhados pelo deputado Caropreso, o índice de vacinação contra a pólio naquele público alvo de 388.200 crianças obteve apenas 38,8% de adesão. Em Blumenau, por exemplo, temos apenas uma criança vacinada em cada quatro na faixa de 1 a 4 anos. O índice no município de cobertura vacinal contra a pólio é de apenas 24%.
TRÊS FALAS DO DEPUTADO E
MÉDICO VICENTE CAROPRESO
“Se Santa Catariana não registra casos de poliomielite desde 1989, esse fato se deve ao altos índices de vacinação, algo que não vem ocorrendo mais. A última vez que a meta de 95% de cobertura vacinal foi atingida ocorreu em 2017″.
“Muitas pessoas são influenciadas por informações falsas, mentiras absurdas que circulam nas redes sociais, levando ao medo e à desconfiança em relação à segurança e eficácia das vacinas. É um absurdo o que vivenciamos. Um crime contra a vida.”
“Como médico, vivenciei o horror da poliomielite. Vi criança perder o movimento das pernas. A população mais jovem não conhece esse drama. Isso pode levar à percepção equivocada de que a vacinação não é mais necessária, fazendo com que os pais não vejam urgência em vacinar seus filhos”.