TÉCNICOS CONFIRMAM ATENDIMENTO DE REQUISITOS PARA QUE A ESTRUTURA RECEBA POUSOS E DECOLAGENS
Conversava com o empresário José Cleiton Fávero Letti (da empresa ZEH Imóveis) que tem unidade em Urubici, quando ele comentava da importância do aeroporto de São Joaquim em funcionamento. São pouco menos de 50 km do município que mais se desenvolve no turismo da Serra, permitindo mobilidade importante a empresários, investidores e turistas. E a perspectiva para que o referido aeroporto atenda São Joaquim, Bom Jardim e Urubici vai se tornando realidade.
NOTÍCIA DESTA SEMANA
Começou com um Nunes e será colocado para funcionar com outro Nunes. Coube ao então prefeito Ismael Nunes (que dá nome ao aeroporto), a compra do terreno em 1951. Agora o prefeito Giovani Nunes lidera a tomada de providências (obras, ações complementares) e os técnicos da Secretaria de Estado de Portos e Aeroportos, juntamente com técnicos da ANAC apresentaram o veredito: o aeroporto receberá nos próximos dias a homologação para pousos e decolagens por atender todos os requisitos técnicos e de segurança.
DIZ A INFORMAÇÃO OFICIAL
“A homologação deverá ser confirmada nos próximos dias, já que as conferências dos técnicos sinalizaram positivamente, permitindo que o aeroporto receba voos de aeronaves de pequeno porte e voos executivos, incluindo modelos como o Cessna Grand Caravan“.
Abaixo de mau tempo os técnicos da ANAC naquele olhar criterioso para conferir se a estrutura atende os requisitos para operacionalização
A pista tem 1.050 metros de cumprimento e 30 metros de largura, estando em uma altitude de 1.360 metros. O aeroporto de situa próximo a rodovia que liga São Joaquim a Bom Jardim. Asfaltamento, sinalização, cercas e acesso, além da limpeza da vegetação próxima. Tudo integrou a série de providências para a homologação da pista.
O RELATO DO PREFEITO GIOVANI NUNES
“É uma conquista e tanto para São Joaquim. Um terreno que foi comprado em 1951 pelo ex-prefeito Ismael Nunes e que teve o ex-prefeito Rogério Tarzan como o ousado construtor de uma pista de pouso que recebeu presidentes da República como Ernesto Geisel em 1978 e, posteriormente, João Figueiredo e José Sarney, que pousaram em sua pista de terra com um Avião Búfalo da Força Aérea. Então, desde 1992, quando o presidente Fernando Collor de Mello foi o último a estar em um voo oficial, o aeroporto estava inoperante. Muitas pessoas contribuíram ao longo dos anos, mas agora só temos a comemorar. Nasce um novo aeroporto em São Joaquim, que, embora ainda humilde, trará muito desenvolvimento e progresso para nossa cidade”.
De Nunes para Nunes: O aeroporto cujo terreno foi comprado em 1951 pelo então prefeito Ismael Nunes, agora deverá ser homologado na atuação liderada por Giovani Nunes, o atual prefeito.
Que interessante, sinceramente não sabia que esses presidentes estiveram em São Joaquim e que pousaram de avião ali. Verdade é que ao meu ver me parece que na década 80-90 a cidade tinha mais relevância no cenário turístico nacional que se perdeu um pouco a partir dos anos 2000. Talvez justamente pela falta de investimento no turismo? Ou talvez pelo desenvolvimento de Gramado/Canela? Não sei mas que tenho essa certa impressão tenho. De toda forma, fiquei curioso para ver algumas imagens da visita destes presidentes pousando ali em São Joaquim com aeronaves da FAB.