Geral

SJ: 50 anos da imigração japonesa

EVENTO MARCOU A COMEMORAÇÃO DO MEIO SÉCULO DE PRESENÇA JAPONESA EM SÃO JOAQUIM

Foi naquele mês de março de 1973 qe os primeiros imigrantes japoneses chegaram a São Joaquim. Com respeito imenso a todos que ajudam a construir a referência que é hoje o segundo maior município da Serra Catarinense, mas a história econômica, especialmente na fruticultura se divide entre antes e depois dos japoneses. E essa presença trazendo inovação, persistência e produtividade foi reverenciada nas comemorações dos 50 anos da imigração japonesa em São Joaquim, em evento realizado na ACESJ – Associação Cultural e Esportiva de São Joaquim.

CONTEXTO DA CHEGADA

A Cooperativa Agrícola Central escolheu a cidade para instalar um núcleo de produção de maçãs, aproveitando as condições climáticas proporcionadas pela altitude de 1.500 metros e o apoio do Plano de Nacionalização da Maçã, promovido pelo Ministério da Agricultura. Apesar da falta de experiência tecnológica no país e das dificuldades enfrentadas pelos pioneiros, o projeto prosperou, transformando São Joaquim em um dos principais polos da produção de maçãs no Brasil.

MEDALHA KENSHI USHIROZAWA

Outro momento de destaque foi a entrega da Medalha Kenshi Ushirozawa, criada em 2003 para homenagear pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da colônia japonesa em São Joaquim. A medalha, projetada pelo designer Lucas Tamaki, é folheada a ouro 24 quilates e traz elementos que simbolizam a união entre a cultura japonesa e as características únicas de São Joaquim, como o frio representado por um floco de neve e a flor de cerejeira, símbolo do Japão.

Nesta edição, os agraciados com a Medalha Kenshi Ushirozawa foram Yoshica Nishimori, Hideo Shimizu e Fumio Hiragami

Durante o evento, pioneiros como Yoshica Nishimori, Shizuko Hosoi, Lia Akemi Hiragami, Hideo Shimizu, Massao Shimizu e Fumio Hiragami foram homenageados com flores e aplausos, em reconhecimento por suas contribuições à comunidade.

MAIS

A cerimônia contou com a presença de autoridades como o presidente da ACESJ, Carlos Yamaguchi; o cônsul-geral do Japão, Yasuhiro Mitsui; o representante chefe da Jica, agência de cooperação internacional do governo japonês; o prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes; e o presidente da Câmara de Vereadores, Dione Medeiros.

Prefeito Giovani Nunes prestou homenagem à ACESJ, na pessoa do presidente Carlos Yamaguchi, que representa a comunidade nipônica na região.

OUTROS PRESENTES

Também participaram representantes de instituições e entidades como Massanori Katsurayama, da Epagri; Roberto Yamanishi, da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Lages; Makoto Umemya, presidente da Sanjo; e Nivaldo Pinheiro, CEO da Procave.

As fotos e informações são do Portal Notiserrasc e outros registros estão neste link!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *