Geral

Um doutor silêncio na Educação

COM AGENDA CHEIA’, SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO NÃO PODE ESCLARECER SOBRE CELULARES EM SALA DE AULA

Os quase 15.000 estudantes da rede municipal de ensino de Lages retornam às aulas nestes primeiros dias de fevereiro. Há uma novidade no cotidiano das salas de aula e nas próprias unidades de ensino: a proibição do uso de celulares. Lei nacional foi aprovada e sancionada nesse sentido, tendo validade para todo o Brasil.

COMO VAI FUNCIONAR?

A providência é positiva, visto que afasta do estudante o desvio de atenção com o aparelho celular. Entretanto, o tema gera mais dúvidas que certezas. Embora a ninguém seja dado o direito de desconhecer a lei, é preciso traduzir isso para a mãe ou o pai de aluno ali do Guarujá, lá do Santa Helena ou de outros quadrantes de Lages. O estudante pode levar o aparelho e manter desligado na mochila? O aparelho ficará em um local na sala de aula ou na escola? Ou a criança nem pode levar o telefone celular para o ambiente escolar? É natural que os gestores de ensino respondam isso.

NATURAL, MAS…

Houve solicitação de entrevista com o secretário Cristian de Oliveira para informar e orientar a clientela (pais e mães) sobre o tema. Até para que a informação propagada ajudasse, evitando, desde o princípio, aborrecimentos. Porque o assunto está na pauta, a solicitação de entrevista na segunda-feira, 03, encontrou um secretário acupadíssimo. A resposta é que a agenda do secretário está lotada e que atenderá somente na quinta-feira, durante um evento de palestras que marcará a abertura do ano letivo.

ASSIM

Se um gestor não tiver 2 minutos para repassar uma informação uniforme sobre tema importante, ou é indiferente às pautas que norteiam a área que atua ou não sabe o que dizer. E nos dois casos, isso não é bom!

Até porque, e o secretário Cristian Oliveira deve saber que, não basta reforçar a divulgação da lei que proíbe celulares em sala de aula, sendo necessário que o próprio gestor informe como vai funcionar na principal rede de ensino do município ou delegue a alguém para informar a respeito!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *