Geral

Um exame para cada lageano

ESSA É A PROPORÇÃO CONSIDERANDO O NÚMERO DE AUTORIZAÇÕES EM UM PERÍODO DE 21 MESES

Um dos gargalos na área da saúde em Lages é a realização de exames. O procedimento é indispensável para o diagnóstico seguro aos pacientes que consultam pelo SUS nas estruturas públicas do município. Porém, os dados exteriorizados pela Secretaria de Saúde de Lages evidenciam um avanço significativo entre janeiro do ano passado e setembro de 2026. “Foram registradas 183,9 mil autorizações pelos sistemas de regulação”.

300 EXAMES POR DIA

A média foi de 8.757 autorizações por mês. É como se a prefeitura emitisse diariamente 300 exames. Os dados indicam 25% acima da média mensal observada entre 2022 e 2024, período em que foram contabilizadas 251.030 autorizações. “Os indicadores mostram que o volume médio mensal passou de aproximadamente 6.973 para 8.757 autorizações, uma diferença de cerca de 1.784 por mês”. É o que aponta a informação oficial.

O QUE DIZ A PREFEITA

Carmen Zanotto, ao comentar os dados aponta que é preciso e necessário fazer ainda mais:

“Por trás de cada autorização de exame, existe uma pessoa que precisa de respostas, de um diagnóstico e, muitas vezes, da chance de iniciar o tratamento no tempo oportuno (…). Esse aumento é reflexo da melhoria contínua dos nossos equipamentos em saúde e da capacidade de atender quem precisa, com respeito, responsabilidade e cuidado com a vida”.

Esse gráfico com os agendamentos em verde evidencia a demanda da busca de exames especializados em Lages. Considerando a população da cidade de 173.278 habitantes se visualiza que no período de 21 meses foi como se cada um dos lageanos tivesse feito pelo menos um exame.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *