Geral

Uma candidatura de direita em Lages?

JONATA MENDES VAI PARA O TRECHO COM CARTAZ NA AVENIDA EM MÃOS. FATO NOVO OU LOUCURA POLÍTICA?

“Lages está estagnada há décadas. Sempre com os mesmos políticos (…). Não esqueça: na dúvida, sempre à direita”. As falas integram a pregação de Jonata Mendes, filiado ao PRD (resultado da fusão de PTB e Patriota). Depois de participar do evento conservador em Balneário Camboriú no final de semana, ele chegou a Lages cheio de pique e de coragem. Tratou de pegar um cartaz indagando se Lages tem espaço para uma candidatura de direita e foi para avenida.

O colega Biguá deu destaque para a estratégia de Jonata Mendes nesse primeiro passo como pré-candidato a prefeito de Lages.

A REAÇÃO NA AVENIDA

Testemunhamos a estratégia de Jonata Mendes que colocou a cara e a coragem à prova ao se propor a essa postura provocativa ao eleitor lageano. Faltavam alguns minutos para as seis da tarde da segunda-feira, 08, quando ele desfilava na ciclovia da Avenida Duque de Caxias com o cartaz na mão. Não recebia a adesão – na buzina – da maioria dos motoristas. Mas despertava a atenção.

Junto com o cartaz, duas folhas com extratos de que, quando concorreu a Deputado Estadual em 2022, não utilizou um único centavo do Fundo Eleitoral e nem do Fundo Partidário. Se concorrer a prefeito, quer repetir o feito, ao contrário dos outros pré-candidatos que terão o projeto sustentado pelo dinheiro público para a campanha, conforme prevê e admite a legislação.

Na fala para justificar a condição de pré-candidato a prefeito, aponta que Lages está estagnada há décadas, sempre com os mesmos políticos e destaca que se apresenta focando a ideia de evitar a polarização da disputa eleitoral na maior cidade da Serra Catarinense.

O QUE DIZ JONATA MENDES?

A princípio avaliados que a postura corajosa e desafiadora de Jonata Mendes veio do encorajamento recebido durante o evento dos conservadores em Balneário Camboriú, onde, inclusive, dialogou com integrantes da família Bolsonaro. Mas ele aponta que a ideia é mais antiga:

“Essa ideia vem sendo amadurecida há muitos meses. Todos os dias recebo visitas e mensagens de várias pessoas. Muitas eu nem conheço, pedindo para que eu coloque meu nome à disposição como pré-candidato a prefeito”.

(…)

“O que tem me movido na política não é o amor (gostaria que fosse), mas é a indignação. Se sempre escolhermos o menos pior, vamos errar sempre. Espero seruma melhor opção para Lages”.

Jonata Mendes aqui com Eduardo Bolsonaro durante evento em Balneário Camboriú no sábado, dia 06. E ele deixa bem claro a condição em Lages:

“Não estou me colocando à disposição para negociar ser vice de ninguém”.

SOBRE A QUESTÃO PARTIDÁRIA

A caminhada de Jonata Mendes enfrenta apenas um problema que não é pequeno. O partido ao qual ele está filiado, o PRD, foi estruturado em Lages para ser mais uma sigla dentro do projeto de apoio à candidatura de Carmen Zanotto (Cidadania). O PRD inclusive tem filiado uma extensa nominata de pré-candidatos a vereador que foram alinhados dentro do projeto de sustentação de Carmen. Daí, talvez, a dificuldade de retirar a sigla do alinhamento com a pré-candidata do Cidadania, para encarar um projeto solo e majoritário, inclusive disputando contra a própria Carmen Zanotto.

Talvez Jonata Mendes seja o ‘bode na sala’ que a candidatura da deputada não esperava ter que administrar!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *