ANIVERSÁRIO NESTE 10 DE AGOSTO EVIDENCIA A TRAJETÓRIA DA ESTRUTURA DO JUDICIÁRIO NA SERRA CATARINENSE
Pensem em uma empresa com 250 funcionários. A Comarca de Lages não é uma empresa, mas tem esse somatório de colaboradores entre Magistrados, servidores, terceirizados e estagiários. Esse grupo de profissionais integra a estrutura criada em 10 de agosto de 1.859. Nesse mais de um século e meio de existência, a Comarca de Lages é palco de histórias já contadas em livros e evidencia a importância da atuação do Judiciário na Serra Catarinense.
MAIS ABRANGENTE NO PASSADO
A implantação de novas comarcas ao longo do tempo na Serra Catarinense (Correia Pinto, Campo Belo do Sul, Anita Garibaldi, Otacílio Costa e outras na região), deixaram a estrutura lageana com atendimento ao maior município da região e ainda a atuação nas cidades de Bocaina do Sul, Painel e São José do Cerrito. São cerca de 180.000 pessoas abrangidas.
O QUE TEMOS NA COMARCA
O prédio da Avenida Belisário Ramos agrega três varas criminais, quatro varas cíveis, Vara da Infância e Juventude, Juizado Especial Cível, Vara da Família, Unidade Regional de Execuções Fiscais e Estaduais, Unidade de Cooperação (Uniplac) e Vara da Fazenda Pública, Acidentes de Trabalho e Registros Públicos. Desde o final de julho deste ano, conta também com a Vara Regional de Garantias, a oitava unidade especializada instalada em Santa Catarina pelo Poder Judiciário, em iniciativa pioneira no país.
A Comarca de Lages também é referência quando o assunto é Justiça Restaurativa. Há um ano, a unidade inaugurou o 2º Núcleo de Justiça Restaurativa de Santa Catarina. Neste espaço, facilitadores atuam na transformação de conflitos por intermédio de círculos de construção de paz e comunicação não violenta. Também é o berço de um projeto pioneiro de resgate da cidadania através do Paternidade Responsável. Muitas dos juízes e servidores que atuam na estrutura também se dedicam ao magistério no ensino superiores, oportunidade em que os Magistrados dividem o conhecimento acumulado na área que atuam.