NATURALMENTE SÃO EXAMES FEITOS NO CAV PARA ATENDER TODAS AS COMARCAS DE SC
Foi prorrogado até o último dia deste ano – e torcida para que a parceria seja mantida – o convênio de cooperação entre o TJ/SC e a Udesc, via Laboratório de Análises Genéticas do CAV de Lages. O trabalho ali desenvolvido para atender o Judiciário Catarinense na realização de exames de DNA sem custo à população carente ocorre desde 2007. Os dados indicam que nesses 17 anos foram realizados 20.929 exames atendendo pedidos de todas as Comarcas de SC.
MAIS 1.500 EXAMES
A previsão é que sejam liberados 1.500 kits de exames para as Comarcas espalhadas pelo Estado agendarem audiências de conciliação e coleta de material genético para os referidos procedimentos. O CAV tem o único laboratório público no Estado a realizar esse tipo de exame. Há ainda outro convênio em andamento para que bolsas da Fapesc permitam que mais dois pesquisadores atue como analistas genéticos, dobrando o número de profissionais da área no referido laboratório.
EXCLUSIVO AO TJ/SC
Segundo o coordenador do laboratório, professor Altamir Guidolin, a expectativa com o novo acordo é, principalmente, mais agilidade na entrega dos laudos. “A Udesc trabalha com o objetivo de fornecer laudos de excelência”. O prazo de entrega atual é de 180 dias, “mas poderemos fornecer em menos tempo com aumento da equipe de trabalho”, avalia Guidolin. O coordenador ressalta que o laboratório realiza as análises de DNA, exclusivamente, encaminhadas pelo Judiciário e não atende demandas particulares. “É a Udesc atendendo a sociedade”.
Em busca do pai da criança: O trabalho do CAV atende um acordo de cooperação entre Udesc, TJ/SC, MP/SC, Instituto Paternidade Responsável e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems-SC). A iniciativa permite que as famílias de baixa renda beneficiadas pela assistência judiciária gratuita realizem exame de DNA sem custos.
Foto e informações: Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva – Comunicação Udesc Lages