E DAQUELES QUE FORAM UM TOTAL DE 7.776 NÃO VOTARAM EM NINGUÉM PARA PREFEITO
Praticamente um em cada três lageanos que poderiam ir às urnas votar para prefeito, não o fez. Alguns até foram, mas naquela evidência de que nem todos dão bola para o processo eleitoral, optaram por votar em branco ou anular o voto. Foram 7.776 eleitores lageanos que tiveram o trabalho de ir aos locais de votação e que, porque se atrapalharam ou se sentiram indiferentes à disputa, anularam ou votaram em branco.
OS AUSENTES DO PAGO
Tivemos ainda um número robusto de abstenções. Números que inclusive se aproximaram daquela multidão que não foi às urnas por causa da pandemia na eleição passada. Em 2020 foram 34.000 lageanos que se abstiveram de votar. E quatro anos depois esse número chegou a 31.807.
LÓGICO QUE…
Parte dessas abstenções não se deve apenas ao desinteresse. Há nesse número de 31.807 pessoas, alguns idosos que não são obrigados a votar e até gente que já faleceu e continua constando da lista de eleitores na Justiça Eleitoral. Porém, a maior parte mesmo, é gente que está na ativa e que, por circunstâncias diversas (viagem, residência em outra cidade, desinteresse) não compareceu nos locais de votação e se soma às mais de 31 mil abstenções.
DADOS CONSOLIDADOS DE LAGES
As pessoas que anularam votos somaram mais que aquelas que optaram por votar na quarta candidata mais votada, Cláudia Bratti que somou 3.225 votos
ELEITORADO DE LAGES: 126.353
BRANCOS E NULOS: 7.776 votos
COMPARECERAM: 94.546 eleitores
AUSENTES NA VOTAÇÃO: 31.807 pessoas
ABSTENÇÕES E NÃO VÁLIDOS: 39.583 votos