Geral

A cada 12 lageanos, um é MEI

E O ATENDIMENTO A ESSES PEQUENOS EMPREENDEDORES FOI PREMIADO PELO SEBRAE MAIS UMA VEZ

“Vou pedir para a Carmen (prefeita eleita) manter aquele tipo de atendimento na Sala do Empreendedor. A equipe lidera um trabalho muito importante e conhece a dinâmica e a realidade de apoio aos MEI”. Não faço ideia sobre pessoas a quem o vereador Álvaro Joinha (PP) se referia, mas o diálogo ouvi de uma conversa dele com um interlocutor, ao abordarem o reconhecimento do Sebrae ao atendimento da Sala do Empreendedor que funciona dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A razão do entusiasmo do vereador Joinha está na conquista de uma equipe em ação que ele integrou quando secretário, com reconhecimento técnico (e em números) pelo Sebrae

OCORRE QUE…

Essa estrutura da prefeitura de Lages (Sala do Empreendedor) tem feito um trabalho de excelência no apoio e orientação aos MEIs – Microempreendedores Individuais. Trata-se da pejotização da pessoa física, permitindo a ela se cadastrar, abrir um CNPJ e, a partir disso, prospectar sua própria atividade econômica, contando com a ajuda da Sala do Empreendedor na orientação e direcionamento de toda a burocracia que envolve a questão.

RECONHECIMENTO DO SEBRAE

O próprio gestor regional do Sebrae, Altenir Agostini, esteve na Sala do Empreendedor.

Ele foi levar ao secretário Nilson Cruz e à equipe a premiação de reconhecimento pelo trabalho da estrutura no apoio aos Microempreendedores Individuais. Trata-se do Selo Ouro de Referência em Atendimento Sebrae. É um reconhecimento estadual pelos números alcançados. “Para avaliação, 50% são critérios técnicos e de atendimento, e os demais (50%), compreendem uma avaliação de cliente oculto realizada pelo Sebrae”.

 Secretário Nilson Cruz com o gerente regional do Sebrae, Altenir Agostini, durante a homenagem à consultora das Salas do Empreendedor no Sebrae Serra Catarinense, Dayhane Floor, e a gerente da Sala do Empreendedor, Jassiane Rodrigues. Marcelo Vargas, analista regional do Sebrae e o vice Polese se integraram ao ato de reconhecimento.

NÚMEROS DE MICROEMPREENDEDORES

DE LAGES É BASTANTE SIGNIFICATIVO

A conta é simples, mas até fizemos mais de uma vez para ver se é isso mesmo. Lages possui 171.609 habitantes e chegou neste ano (2024) a 14.278 MEIs ativos. Se considerar toda a população (e não apenas os economicamente ativos), é como se um em cada doze lageanos fosse MEI, ou seja, possuísse um CNPJ. É uma realidade absolutamente interessante e esse suporte, via Sala do Empreendedor, com acompanhamento do Sebrae, faz uma diferença gigante para se chegar a tal cenário.

A equipe de ouro do apoio do empreendedorismo de Lages e o reconhecimento do Sebrae à atuação

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *