Geral

A rejeição a ex-prefeitos na Serra

APOIANDO OU CONCORRENDO, QUEM JÁ FOI PREFEITO PERCEBEU O RECADO DO ELEITOR NESTA ELEIÇÃO

Escrevia a respeito da primeira prefeita de Bocaina do Sul ter disputado o pleito concorrendo a vereadora sem obter êxito. Dona Tereza Luciano somou apenas 40 votos. Mas ela não está sozinha nessa decisão do eleitor em rejeitar o prestigiamento a quem já foi prefeito nos municípios da Serra Catarinense. Os exemplos são os mais diversos.

CORREIA PINTO A PALMEIRA

Um dos exemplos melhor exteriorizados pelo eleitor ao movimento ‘fique em casa’ aos que já foram gestores municipais se viu em Correia Pinto. Ali o ex-prefeito que também já foi vice, Celso Rogério Alves Ribeiro, foi apenas o quarto mais votado, obtendo meros 456 votos e não chegando a 5% da votação. Em Palmeira o ex-prefeito Antonio Sorly de Souza tentou voltar à prefeitura. Perdeu com 8% de diferença para o eleito, Sandro Masselai. Luiz Carlos Xavier, prefeito por dois mandatos em Otacílio Costa, ficou 25% atrás de Fabiano Baldessar.

APOIOS SEM ÊXITO

No Cerrito, em um dos resultados surpreendentes, o ex-prefeito Arno Marian apoiou o atual, Dirceu Silva. Perderam para Tainara Raitz. Firmino Branco, que foi prefeito em Campo Belo do Sul, viu a nora, Claudiane Pucci, não se reeleger. Ainda em Bocaina, Luiz Schmuller foi prefeito e perdeu com seu candidato Jaga, tendo indicado o vice pelo PL. Ex-prefeito Prego em Capão Alto, lançou a esposa Minéia Soldatelli e ficaram em terceiro na disputa.

Circunstâncias diversas contribuíram para o resultado, mas a derrota de Tio Liga na terceira maior cidade da Serra Catarinense chegou a 25% de diferença para o vencedor, Fabiano Baldessar

NÃO REELEITOS NA SERRA

Mais que rejeição a ex-prefeitos, o eleitor rejeitou atual gestores, não os reelegendo. Além de duas prefeitas que não obtiveram êxito nas urnas (Mariza Costa em Urubici e Claudiane Pucci em Campo Belo do Sul), Erlon Tancredo perdeu em Rio Rufino e Marquinho foi derrotado, ficando em terceiro no município de Painel. Dirceu Silva também não conseguiu se reeler no Cerrito.

A Amures elegeu seis mulheres. Poderiam ser oito, se as atuais prefeitas de Campo Belo do Sul e Urubici (foto) tivessem feito o normal que é conquistar a reeleição

ALÉM DA SERRA CATARINENSE

Exemplo de rejeição se visualizou de forma gritante em Tubarão Situação que evidencia essa indiferença do eleitor àqueles que já se consideraram grandes líderes. Joarez Ponticelli era prefeito de Tubarão até estourar a operação mensageiro. Foi governador interino, deputado e presidente da Alesc, chegou a concorrer como vice a governador. Disputou uma vaga de vereador em Tubarão. Ficou apenas como segundo suplente, com apenas 919 votos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *