Geral

A vida de Júlio Malinverni em Lages

MORRE O ADVOGADO, VEREADOR E PROFESSOR QUE FAZ PARTE DA HISTÓRIA DA CIDADE ONDE ATUOU INCLUSIVE COMO DELEGADO DE POLÍCIA

Tivemos uma vivência maior com Júlio Malinverni no final da década de 1990 quando ele foi nosso professor da disciplina de Direito Constitucional na Uniplac. Não era assim dos melhores em didática, mas a vivência nas lidas do Direito e o conhecimento prático faziam toda a diferença. Para cada detalhe da legislação que ensinava, havia uma passagem que vivenciou como vereador ou delegado de polícia.

A MORTE DE MALINVERNI

Lá se vai mais de 1/4 de século de nosso convívio com ele como professor. Seguiu lecionando no magistério superior, depois convivendo entre os seus, superando alguns problemas de saúde aqui e ali, mas nesta quinta-feira, 23, foi vencido pelos limites da idade. Somava 92 anos completados no dia 30 de julho e o sepultamento ocorre no sábado, 24, no Cemitério Cruz das Almas.

Depois da função de Delegado de Polícia e com experiência nas lidas da política como vereador, atuou no assessoramento jurídico inclusive na Câmara de Vereadores. Doutor Julinho, como era chamado, no registro acima folhando os jornais que, como ele, não resistiram ao tempo.

ATUAÇÃO POLÍTICA EM LAGES

Júlio Malinverni presidiu a Câmara de Vereadores no biênio 1969 e 1970. Havia sido eleito pela Arena, tendo sido o terceiro mais votado com 1.076 votos. E olha que esse quantitativo de votos no final da década de 1960 em Lages era algo extraordinário. Foi reeleito para a legislatura seguinte.

Malinverni foi vereador em duas legislatura, sendo que na primeria chegou à presidência da Câmara. Na segunda atuou no legislativo até 1976. Acima ao lado do colega de Arena, o advogado Joaquim Furtado Wolff

OUTRAS ATUAÇÕES EM LAGES

Júlio Malinverni foi secretário do processo de criação da FEL – Fundação Educacional de Lages (isso em 1960), órgão mantenedor da Faculdade de Ciências Econômicas e Contáveis de Lages (mais tarde Uniplac). Foi nomeado também secretário implantador do Centro de Ciências Agroveterinárias (integrou o grupo até a implantação do Curso de Medicina Veterinária no CAV). Entre 1970 e 1973 foi Secretário de Serviços Urbanos de Lages e para a função de Delegado de Polícia ele passou em um concurso em 1981.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *