UM DOS PESADELOS DO LAGEANO RETORNOU COM A DEFICIÊNCIA NA COLETA DE LIXO NA SEMANA PÓS-NATAL
Embora a véspera do Natal tenha sido marcada pela coleta recorde de resíduo sólido (lixo) nas ruas de Lages, chegando-se a expressivas 194, 8 toneladas, no dia 25 houve recolhimento de pouco mais de 60 toneladas. E no domingo, dia 29, o quantitativo foi de pouco mais de 30 toneladas. Essa inconstância do serviço, somado ao aumento de produção de lixo nesta época, por causa do descarte de embalagens de presentes e de resíduos decorrentes das festas, trouxeram à tona novamente um dos pesadelos do lageano: o lixo acumulando na frente de casa.
RECLAMAÇÕES DE TODOS OS LADOS
Nas redes sociais e em programas populares de rádio como Clube Comunidade e Hora da Corneta (ambos da Clube FM) sobraram reclamações. Regiões de bairros como Guarujá (incluindo Dom Daniel e Tributo) e Santa Helena e imediações, os lageanos expressaram revolta. “A última coleta aqui no bairro foi na terça-feira, véspera de Natal”, emendou uma ouvinte, chateada com a logística deficitária do sistema. “Estamos recebendo visitas e o cartão postal é a rua ‘enfeitada’ de lixo”, lamentou outro morador.
O registro acima é ilustrativo da realidade posta em Lages neste final de ano
E essa publicação evidencia que o problema é recorrente, tendo sido registrado também na virada do ano passado. Algo de errado não está certo na logística da coleta no final do ano em Lages!
VIRADA TENDE A
SER DA MESMA FORMA
A empresa CTA, que venceu a licitação para a coleta de lixo em Lages (depois de fazer o serviço sob um contrato emergencial), optou por não fazer rodízio entre os colaboradores (uns folgarem no Natal e outros no Ano Novo) e suspendeu o trabalho nos dias 25 e 31. Somado ao serviço deficitário em outros dias, o resultado foi a situação exteriorizada. O novo gestor da Semasa, o vice Jair Júnior, iniciará o trabalho na quinta-feira, 02, tendo que colocar a mão na massa que é ‘chamar a empresa na chincha’ e exigir o cumprimento daquilo que está previsto no contrato.
A advogada Taíze Paese deixa o comando da Semasa hoje e outro advogado, o vice Jair Júnior, assume a gestão com a tarefa de dar um jeito na coleta de lixo deficitária que tanto gera reclamações. Se vira, Diretor Presidente da Semasa!