EM 18 MUNICÍPIOS QUE INTEGRAM A AMURES HÁ 10 DELES COM UMA OU MAIS MULHERES DISPUTANDO A PREFEITURA
Por uma questão de respeito à equidade (tratar igual os iguais) não dá para apontar favoritismos a partir da homologação de candidaturas. Entretanto, cenários e tendências indicam a possibilidade de, pelo menos, um terço de municípios que integram a Amures, serem administrados por mulheres a partir de janeiro. Talvez mais.
ELAS NO TRECHO
Na maior cidade da Serra Catarinense, por exemplo, temos Cláudia Bratti (PT) e Carmen Zanotto (Cidadania) na disputa. Mas há também mulheres concorrendo (na cabeça de chapa) em Anita Garibaldi (Salete Forest), Campo Belo do Sul (Claudiane Pucci), Capão Alto (Rosane, Sadiana e Minéia), Urubici Mariza Costa), Correia Pinto (Lúcia Ortiz e Andréia Meis), São José do Cerrito (Tainara Raitz), Bom Retiro (Helena Schild) e Urupema (Cristiane Pagani.
Carmen e Cláudia, as mulheres que se lançaram ao desafio de ser prefeita da maior cidade da Serra Catarinense
Em algumas cidades, a chapa inteira é formada por mulheres, como no exemplo a cidade de Salete Forest e Aline de Freitas em Anita Garibaldi que formam uma das três coligaçoes na disputa. Ambos concorrem pela federação PSDB e Cidadania
TAMBÉM COMO VICE
Há forte presença feminina também como candidatas a vice. Anita Garibaldi, Capão Alto, Lages, São Joaquim, Bocaina do Sul, Painel e Cerro Negro, apenas para citar alguns exemplos de onde tem mulher na majoritária, como vice.