Geral

Câncer de intestino: Que tal ler isto?

MÉDICO DE LAGES NA CRUZADA DE PREVENÇÃO A UMA DAS MAIORES CAUSAS DE MORTE POR CÂNCER NO BRASIL

Há duas semanas está em andamento a campanha nacional de prevenção ao câncer de intestino, através do chamado março azul. Trata-se de uma iniciativa para exteriorizar às pessoas sobre os riscos dessa doença e também as formas de prevenção. Integra essa cruzada o médico Coloproctologia, Eduardo Rodrigues Palma. Membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e integrante do corpo clínico da Clinicolon de Lages, Palma se uniu a outros profissionais catarinenses nessa cruzada para reforçar o alerta de prevenção ao câncer de intestino.

Dr. Palma (direita) com colegas que atuam na campanha de prevenção ao câncer do intestino quando do lançamento da campanha com a secretária da Saúde, Carmen Zanotto, em Florianópolis

NÚMEROS REAIS

De acordo com estimativas do Inca – Instituto Nacional do Câncer, espera-se que entre 2023 e 2025 (três anos) ocorram 45.630 novos casos de câncer colorretal no Brasil. O Inca aponta um risco estimado de 21 casos por 100 mil habitantes, divididos entre 21.970 homens e 23.660 mulheres. Dados do Datasus, referentes a 2020, indicam que 20.245 pessoas faleceram devido ao câncer de cólon, reto e ânus, ressaltando a urgência de ações preventivas e de conscientização. O Hospital Tereza Ramos de Lages é uma das instituições no Estado com habilitação e condições de diagnóstico da doença.

A campanha potencializa a relação médico & paciência, na ideia de parceria pela prevenção. Quer mais informações sobre o março azul, basta acessar aqui que não tem contraindicação!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *