DECISÃO FOI IMPOSTA A CANDIDATO DO MDB EM VARGEM POR DOIS ARGUMENTOS APRESENTADOS PELO MPE
Coube ao Juiz Eleitoral Lucas Mafra Fornerolli a primeira sentença de impugnação de candidatura a prefeito aqui na região. Trata-se de uma decisão (passível de recurso ao TRE/SC) onde o MPE – Ministério Público Eleitoral havia pedido a impugnação da candidatura de Nelson Gasperin Júnior, popularmente conhecido como Peixe. Ele já foi prefeito de Vargem, distante 85 km de Lages, que tenta retornar ao cargo pelo MDB.
MOTIVO DA IMPUGNAÇÃO
A Promotoria de Justiça Eleitoral, que atua na 7ª Zona Eleitoral de Campos Novos (que abrange Vargem), alegou no pedido que Nelson Gasperin Júnior teve suas contas, quando prefeito, rejeitadas. E que fora condenado em um processo criminal que, embora prescrito, esse benefício acabou abrangendo apenas a punição principal (cumprimento de pena), mas não a pena acessória (suspensão dos direitos políticos). O magistrado entendeu no sentido dos argumentos da Promotoria Eleitoral tirando Peixe do páreo.
O QUE DISSE O CANDIDATO?
Antes da sentença, o candidato do MDB em Vargem havia informado que estava tranquilo porque essas questões levantadas pela Promotoria de Justiça Eleitoral datam de 2012 e que, na eleição de 2020, houve deferimento de sua candidatura, quando perdeu a disputa para Milena Lopes. Daquilo decidido na 7ª Zona Eleitoral os advogados de Peixe vão recorrer ao TRE/SC. Mas é sinal de que o Judiciário Eleitoral está atento… e severo.
Peixe que recebeu decisão contrária da Justiça Eleitoral ao seu pedido de registro de candidatura ao lado do candidato a vice, Luiz Cordeiro em Vargem