Geral

Carmen se alia a Lucas e Jair Júnior

COSTURA QUE SACRAMENTOU COLIGAÇÃO COM O PODEMOS ACONTECEU COM AJUDA DO GOVERNADOR JORGINHO

Na metade da tarde da quinta-feira, 25, o jornalista Upiara Boschi, via portal NDmais, informava que o governador Jorginho Mello havia acertado, juntamente com Carmen Zanotto, a aliança com o Podemos para a eleição em Lages. Assim, as amarrações ocorreram ao nível do mar para sacramentar aquilo que já se desenhava, dentro da estratégia de retirar o PL da chapa e inserir o Podemos como vice na majoritária.

FOI ASSIM

O deputado Marcius Machado, que lidera o PL em Lages, já estava conformado com a necessidade de recuo do espaço na majoritária, tanto que havia nos antecipado a decisão, apontando que a sigla não indicaria o vice “em nome de um projeto maior para Lages”.

E EM NOME DO PROJETO MAIOR…

A própria deputada Carmen Zanotto precisou entender que mágoas passadas não vencem eleições, ignorando as diferenças que acabou acumulando em relação a Lucas Neves, quando da derrota dela em 2020. Na época a deputada ficou chateada com os ataques do então candidato a prefeito Lucas Neves, razão que teria contribuído para a derrota para Ceron.

E…

Agora, ‘em nome do projeto maior’, Carmen e Lucas estarão juntos no projeto e no palanque. Há um bonus no contexto que, em caso de vitória da coligação, o espaço de candidatura a Federal por Lages, dentro do novo grupo estará vago, cabendo ao próprio Lucas Neves ou a Marcius Machado encarar o desafio.

JAIR JÚNIOR SERÁ O VICE

Não se constitui fato novo, até porque o Podemos não tem em suas fileiras outras lideranças que pudessem encarar o desafio. Assim, o vereador Jair Júnior será homologado na convenção como vice de Carmen. “É melhor tê-lo na majoritária que, de repente, ele concorrer a vereador e assumir a presidência da Câmara. Isso seria temerário para um possível futuro governo”, disse-me uma das pessoas ligadas à campanha de Carmen Zanotto.

A foto oficial em evento discreto onde o Podemos apresentou Jair Júnior como o vice de Carmen Zanotto para a disputa eleitoral deste ano

RAZÃO DA ESCOLHA DE JAIR JÚNIOR

Teriam ocorrido pesquisas para consumo para medir o impacto e significado de Jair Júnior na chapa com Carmen Zanotto. Se é fato ou boato não dá para afirmar porque não acessamos os dados. Inclusive, mesmo que tivéssemos acesso, a legislação eleitoral veda a divulgação de pesquisa sem registro. Entretanto, teria sido lido do levantamento que Jair Júnior soma, agrega, ajuda na composição, não se constituindo um mero vice para ‘enfeite’. Dadas as circunstâncias de precisar agregar, evitando repetir a disputa meio isolada de 2020, Carmen Zanotto aceitou e ajudou na costura, inclusive recorrendo ao apoio do governador Jorginho para sacramentar a composição.

Deputado Lucas Neves, de desafeto no pós-eleição de 2020 a um dos principais aliados de Carmen Zanotto na disputa quatro anos depois, emplacando Jair Júnior na chapa e na vida política da candidata do Cidadania/PSDB

QUEM VEM COM CARMEN ZANOTTO

Além do Cidadania e PSDB, siglas que estão federadas e tendem a se fundir mais adiante, integram o projeto de Carmen Zanotto em sacramentação a ocorrer nas convenções, o Podemos, PRB e Republicanos, além é claro do Partido Liberal. O agrupamento tende a ter mais de 80 candidatos a vereador.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *