Geral

Frio na Serra: – 3 graus em Urupema

A CIDADE MAIS FRIA DO BRASIL REGISTRA SINCELO* E UM DOS FRIOS MAIS RIGOROSOS DOS ÚLTIMOS AGOSTOS

O inverno na Serra Catarinense foi atípico. Seco e com pouco frio. Isso mesmo. O frio chegou a ser intenso, como o testemunhado neste final de semana, mas sem dias prolongados. Para a atividade frutícola (produção de maçã, por exemplo) o ideal são dias sequenciais de temperaturas abaixo de 7 a 10 graus. E não houve períodos prolongados de frio intenso neste ano. Mas para o turismo, não há o que reclamar. A temperatura caiu e os loucos por neve e geada, frequentaram a Serra.

EXEMPLO DISSO

O movimento intenso de turistas se observou em cidades como Bom Jardim da Serra e Urubici, que possuem estruturas de hospedagens em quantitativos maiores. Também São Joaquim e Urupema receberam visitantes em busca de temperaturas baixas. A umidade da tarde e noite do sábado, 24, agregada à temperatura (próxima a zero), registrou discretas quedas de neve em pontos isolados. Nada que acumulasse no solo, mas o suficiente para a produção de vídeos e sensações térmicas bem abaixo de zero. Na manhã de domingo, por exemplo, a temperatura medida em Urupema foi de -3,2 graus.

Embora a mais fria do Brasil, Urupema sempre ficava fora do noticiário pela falta de registros. Mas a prefeitura passou a monitorar as baixas temperaturas a partir do trabalho do atento Elcio Branco que, com ajuda de colaboradores nas captações de imagens, faz a distribuição dos conteúdos aos meios de comunicação. Assim, Urupema, a cidade mais fria nos dados oficiais, tem isso ilustrado através do trabalho de quem se dispõe, com o sacrifício de acordar nas madrugadas gélidas, a mostrar o frio do município para o Brasil.

E assim Urupema exterioriza cenas como essa acima que só de olhar já dá sensação de frio. Nos registros feitos por Karine Almeida Velho e distribuição à imprensa pelo Elcio Branco, via prefeitura de Urupema

*Sincelo (do Wikipédia) é um fenómeno meteorológico que acontece em situações de nevoeiro aliado a uma temperatura de -2°C a -8° C e resulta do congelamento das gotas de água em suspensão quando estas entram em contato com a superfície. Quando sob um nevoeiro muito denso, pode produzir o mesmo efeito que uma nevada e ocorrer a precipitação de cristais de gelo em pleno nevoeiro, sem haver nuvens no céu.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *