Geral

Galos: Criação ilegal em Lages

FLAGRANTE DA POLÍCIA AMBIENTAL IDENTIFICOU MAUS TRATOS ÀS AVES. FORAM ENCONTRADOS OBJETOS E LOCAL DE RINHA

Comando de Polícia Militar Ambiental desmantelou uma operação de criação ilegal de galos e em situação de maus tratos em Lages. A ação foi realizada durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Lages.

Durante a ocorrência, também foram encontrados objetos e local de rinha para os animais (no registro à direita). Para o trabalho dos policiais ambientais, após identificado o local, o morador foi informado da ordem judicial e iniciadas as buscas de acordo com o protocolo.

O QUE FOI ENCONTRADO

No local, cujo endereço não foi informado, os policiais encontraram e apreenderam esporas de plástico, apetrechos ‘caneleira’ e capas para o transporte com a inscrição ‘galo de combate’. Conforme se observa na imagem acima, foi localizado um “rinhador”, com diâmetro de três metros, uma estrutura de “rinhador”, de mesmo diâmetro, e um aparelho celular. Na parte externa do imóvel utilizado como criatório, existia um lugar específico para criação dos galos de raça Mura Brasileiro

O espaço possuía 36 galos em baias separadas e, em outro local, oito baias com quatro galos, sendo que alguns animais apresentavam mutilações e lesões comuns a galos de briga, como nas cristas e nas barbelas.

SEM CADASTRO NA CIDASC E…

O abordado apresentou um certificado de criador da raça Galo Mura Brasileiro, expedido pela Associação Catarinense dos Criadores e Preservadores de Aves de Raça Combate, com validade até 03/2025. A guarnição acionou a Cidasc para fiscalização. Verificou-se que o homem não possuia o cadastro para a criação dos animais junto à Cidasc e a propriedade fiscalizada é localizada em perímetro urbano, sem autorização.

Diante dos fatos e os indícios que as aves são utilizadas na prática ilegal de rinha de galo, a Polícia Militar Ambiental e a Cidasc realizaram os procedimentos pertinentes conforme legislação ambiental em vigor.

Informações e fotos da Polícia Militar Ambiental de Lages

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *