Geral

Jasc: Quase outra Guerra do Contestado

REAÇÃO POLÍTICA AO ANÚNCIO DA FESPORTE DE COLOCAR LAGES COMO SEDE DOS JASC FOI ROBUSTA EM CHAPECÓ

Há uma sensação de que Chapecó ‘foi pego de traição’ na decisão anunciada pela Fesporte de colocar Lages como sede dos Jogos Abertos em 2025. Ocorre que o maior município do Oeste era o único candidato a sediar as competições ano que vem, inclusive tendo implementado um planejamento de obras. No início da noite da sexta-feira, 22, veio a surpresa, inclusive para Lages, de que a cidade da Serra Catarinense será o palco dos Jasc ano que vem.

VIÉS POLÍTICO NA PAUTA

Pelo apurado, o coronel Freibergue Nascimento apenas sacramentou uma decisão que lhe foi entregue. Inclusive o presidente da Fesporte (a maior entidade representativa do desporto catarinense) é esposto da deputada e ex-vice-governadora Daniela Reinehr. Isso rendeu críticas até à parlamentar, visto que está em Chapecó o seu maior reduto eleitoral. Fala-se em uma decisão para não dar palco a João Rodrigues, o prefeito que irá renunciar em 2026 para concorrer a alguma coisa (governo ou Senado) no próximo pleito. “Se o governo quer podar o prefeito que o faça de maneira personalíssima, mas não afete a cidade”. Ouvimos de um colega das lidas em Chapecó.

LAGES NÃO TEM NADA A VER COM ISSO

Lages não se candidatou, não se apresentou (e se o fez foi em sigilo absoluto). Não acenou com a ideia de sediar a competição, até porque precisa entregar, para as disputas, uma série de investimentos em infraestrutura. A sentatez orientaria que Lages até sediasse dos Jasc, mas sendo coisa para 2026, mantendo Chapecó em 2025. Inclusive, a cidade anunciada para sediar os Jogos Abertos, não tem nem dirigente definido para a FME. Se a prefeita eleita, Carmen Zanotto, liderou a mobilização para que a cidade que ela vai administrar ser a sede dos Jasc, o fez de olho numa herança que ficará depois das competições para a cidade. Ou seja, não é notícia ruim – longe disso – só é estranha dadas as circunstâncias de que Lages estará carecendo de atenção mais urgente em outras áreas.

O QUE DISSE CARMEN ZANOTTO?

Nas rede sociais, a prefeita eleita demonstrou até certa surpresa ao anunciar a cidade como palco dos próximos Jasc:

“É com satisfação que recebi a confirmação da Fesporte. Os Jogos Abertos de Santa Catarina são a maior competição de esporte amador do nosso estado e uma das mais importantes e antigas do país. O povo lageano, conhecido por ser hospitaleiro, receberá no próximo ano os atletas e as delegações de todo o estado, que participarão da 64ª edição do Jasc”.

O FATO É QUE…

Mais de um ano antes de iniciarem as competições em Lages, os Jasc já têm um perdedor: João Rodrigues!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *