DADOS FORAM EXTERIORIZADOS DURANTE APRESENTAÇÃO DO ORÇAMENTO PARA 2025
Se considerarmos o valor agregado (VA) de 2022 para 2023 que orienta a previsão orçamentária para 2025 temos uma boa notícia para Lages. E temos outra notícia que poderia ser melhor. A boa notícia é que Lages cresceu 7,62% no incremento da arrecadação de um ano para outro. Isso é resultante do movimento econômico e, por consequência, da evidência de uma economia pulsante.
AINDA MELHOR
E a notícia fica melhor ainda se compararmos com o crescimento do Brasil no mesmo período que foi de 2,9%. Significa que Lages cresceu mais que o dobro do Brasil em relação à movimentação econômica cujo VA – Valor Agregado é a referência para a peça orçamentária enviada à Câmara de Vereadores.
Aqui estão as quatro origens da arrecadação de Lages com a indústria e comércio liderando com folga e o agronegócio aparecendo em segundo lugar como fonte tributária para mover a máquina do Paço
E QUAL A MÁ NOTÍCIA?
É que nesse comparativo entre crescimento de Lages (7,62%) e o Brasil (2,9%) onde o município cresceu quase três vezes mais que a média nacional, em relação ao Estado de Santa Catarina, a maior cidade da Serra ficou abaixo da média estadual. O crescimento no período na arrecadação catarinense chegou a 9,64%. Foram 2,02% a mais o crescimento do movimento econômico catarinense, em um comparativo com o lageano.
O formato de pizza indicando as fontes de arracadação de Lages nos dados apresentados pela Secretaria de Administração e Fazenda dentro da peça orçamentária para 2025.