PRIMEIRO FOI UMA REUNIÃO ENTRE JORGINHO E ELIZEU MATOS QUE NÃO HOUVE. AGORA O CHEGA PRÁ LÁ DE CARMEN AO PODEMOS
Definitivamente quando o assunto é política, nesse período nervoso de pré-campanha eleitoral, não dá para dizer que onde há fumaça, há fogo ou que os boatos são indícios de fatos. Percebe-se isso em âmbito de Lages em dois episódios dos dias de agora.
ASSIM
Primeiro chegou ao colega Milton Barão a informação de que o pré-candidato Elizeu Matos havia feito uma reunião sigilosa com o governador Jorginho Melo. Devereda se entendeu (erradamente) que o emedebista estaria se recolhendo da disputa. Precisou o próprio Elizeu deixar o recolhimento em função do atendimento ao filho (que fora hospitalizado) para explicar que nunca houve conversa com Jorginho.
CARMEN E O PODEMOS
Agora ao nível do mar chegou ao jornalista Marcelo Lula (portal SC em Pauta) a informação de que o governador Jorginho Melo pretende garantir um vice do PL a Carmen Zanotto em Lages. Isso significaria o rompimento de um anunciado acordo (sic!) com o deputado Lucas Neves cujo partido Podemos indicaria o vice de Carmen na ideia de construir uma coligação mais ampla. Naturalmente que Marcelo Lula não inventou isso porque não frequenta o cotidiano das costuras em Lages. Uma fonte confiável lhe passou a interpretação.
CAUTELA DO PODEMOS
Buscamos repercutir com o próprio Lucas Neves, que na pós eleição de 2020, tornou-se desafeto de Carmen Zanotto por circunstâncias maldosas da disputa, a respeito desse chega prá lá, em tese patrocinado pelo governador Jorginho para querer um nome do PL e preterir o Podemos na dobradinha em Lages. O parlamentar, de forma cautelosa, limitou-se a escrever que:
“O rumo do Podemos em Lages continua sendo o mesmo: construir um projeto que tem o vereador Jair Júnior como pré-candidato (a prefeito). A pedido do partido, o meu nome também segue à disposição. Evidente que estamos conversando com diversos partidos e já ouvimos muitos convites, mas por hora seguiremos fortalecendo as nossas nominatas (a vereador) e o projeto majoritário”.
Lucas Neves, que é a principal liderança do Podemos, ao responder a hipótese da sigla não indicar o vice para Carmen Zanotto, aponta que o partido tem sua própria estratégia
Da mesma forma Lucas Neves não faz qualquer referência a suposto acordo com o governador Jorginho para indicar o vice pelo Podemos à candidata do governo na eleição em Lages
CARMEN DESMONTA
RISCO DE INSTABILIDADE
“O conteúdo da nova Quebra de Acordo publicada em sua coluna, não procede. A fonte que levou a informação a você, seja qual for a motivação, o induziu a erro”. Foi o teor da informação que a assessoria da deputada Carmen Zanotto repassou ao jornalista Marcelo Lula do portal SC em Pauta. A parlamentar sabe que a agregação de siglas ao projeto de Lages é importante para a disputa eleitoral e não pretenderia iniciar a caminhada no mês que vai abrir o prazo de convenções, gerando instabilidade.
O fato é que as amarrações se encaminham para que Jair Júnior venha a ser escalado como vice de Carmen Zanotto. Consta que ele não seria o nome ideal (não para a disputa, mas para uma eventual gestão futura). Entretanto, a tendência é pravelecer a máxima de Nicolai Machiavelli de que os meios justificam os fins (e vice versa). Aliás um vice para versar bastante mesmo!