HOSPITAL NOSSA SENHORA DOS PRAZERES PODERÁ SER HABILITADO PARA OS PROCEDIMENTOS
O assunto ficou em um canto da pauta, mas a gente exterioriza pela importância do mesmo. Quem enfrenta o verdadeiro calvário que é a hemodiálise sabe o significado de um transplante renal. É qualidade de vida para quem convive com insuficiência dos rins. E nesse sentido a chamada CIR – Comissão Intergestores Regional, formada por secretários municipais de saúde e outros gestores da área colocaram na pauta durante reunião ordinária a hipótese de habilitar o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres para realizar transplantes renais.
PAPEL DO NOSSA SENHORA
A instituição de saúde tem 80% dos seus atendidos feitos pelo SUS e possui papel estratégico na Serra Catarinense na assistência em saúde de alta complexidade. “A habilitação de serviços de transplantes renais nessa instituição será um marco. Atualmente Lages já realiza a captação de órgão para transplantes”, avalia Susana Zen (Secretária de Saúde de Lages).
ENTENDA A IMPORTÂNCIA
Lages já conta com duas clínicas de hemodiálise e a Serra Catarinense demonstra uma expressiva demanda por transplantes renais. A concentração dos serviços de transplante no município poderá eliminar a necessidade de deslocamentos para grandes centros e reduzir consideravelmente os custos logísticos, aliviando o desgaste físico e emocional dos pacientes e de suas famílias.
A reunião contou com a presença do diretor executivo do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, Eder Alexandre Gonçalves (centro), do diretor técnico médico do hospital, João Ângelo Muniz e do responsável pela ala de transplante, Henrique Waltrick Albuquerque. Os três informaram sobre a estrutura e perspectiva de atuação em havendo a habilitação à instituição de saúde.
Gestores de saúde na Serra Catarinense que têm a tarefa de discutir encaminhamentos do setor. Além da questão de habilitação do HNSP para transplante renal foi colocada na pauta a necessidade de alteração de valores das cirurgias eletivas de oftalmologia.
Conteúdo Silvana Mateus – Secretaria de Saúde de Lages