ISSO PARA A DISPUTA À CÂMARA DE VEREADORES ONDE 187 CONCORRENTES TENTAM UMA DAS 16 VAGAS
Há um prognóstico de que entre 6 e 7 dos atuais vereadores devem retornar para um novo mandato no legislativo lageano. Naturalmente que essa ‘tendência’ depende da vontade do eleitor. Talvez o número seja um pouquinho maior ainda de reeleição, embora a disputa esteja bastante acirrada. Considerando que 187 concorrentes ‘sobreviveram’ no período de registro de candidaturas (os que saíram a maioria renunciou), temos uma média de 11,69 candidatos por vaga. É a maior concorrência entre os 18 municípios da Amures.
OUTROS MUNICÍPIOS
A segunda maior concorrência na disputa a uma vaga de vereador aqui na Serra Catarinense está em Ponte Alta com 6,67 concorrentes para cada uma das 9 vagas disponíveis. A disputa menos acirrada ocorre em São José do Cerrito, onde apenas o MDB e duas federações registraram 22 candidaturas. Isso dá uma média pouco superior a 2 candidatos por vaga.
Anita Garibaldi – 4,67 candidatos por vaga
Campo Belo do Sul – 4,00 candidatos por vaga
Bocaina do Sul – 3,56 candidatos por vaga
Cerro Negro – 3,00 candidatos por vaga
Capão Alto – 4,67 candidatos por vaga
ONZE VAGAS
Além de Lages com 16 vagas, apenas outros dois municípios da Amures têm mais de 9 vagas na Câmara. Otacílio Costa tem 58 candidatos para 11 vagas e Correia Pinto possui 69 concorrentes também para 11 vagas. São Joaquim tem mais eleitores que esses outros dois municípios. Entretanto, por opção dos vereadores, o número de vagas segue o mesmo com 9 a serem eleitos. Daí são 44 disputando no segundo maior colégio eleitoral da Serra Catarinense.
São Joaquim poderia ter mais vereadores. Mas a opção foi por não aumentar o número de vagas
PAINEL BEM ACIRRADO
Considerando os 2.600 eleitores na disputa em Painel, é possível apontar que ali reside uma das disputas mais acirradas. São 35 candidatos concorrendo a uma das 9 vagas, perfazendo uma média de 3,89 candidatos por vaga. Ali o quociente eleitoral (votos válidos divididos pelo número de vagas) deve se aproximar dos 230 votos. Ou seja, vai ter partido elegendo vereador com menos de 100 votos.