Geral

Lages tem 11,69 candidatos por vaga

ISSO PARA A DISPUTA À CÂMARA DE VEREADORES ONDE 187 CONCORRENTES TENTAM UMA DAS 16 VAGAS

Há um prognóstico de que entre 6 e 7 dos atuais vereadores devem retornar para um novo mandato no legislativo lageano. Naturalmente que essa ‘tendência’ depende da vontade do eleitor. Talvez o número seja um pouquinho maior ainda de reeleição, embora a disputa esteja bastante acirrada. Considerando que 187 concorrentes ‘sobreviveram’ no período de registro de candidaturas (os que saíram a maioria renunciou), temos uma média de 11,69 candidatos por vaga. É a maior concorrência entre os 18 municípios da Amures.

OUTROS MUNICÍPIOS

A segunda maior concorrência na disputa a uma vaga de vereador aqui na Serra Catarinense está em Ponte Alta com 6,67 concorrentes para cada uma das 9 vagas disponíveis. A disputa menos acirrada ocorre em São José do Cerrito, onde apenas o MDB e duas federações registraram 22 candidaturas. Isso dá uma média pouco superior a 2 candidatos por vaga.

Anita Garibaldi – 4,67 candidatos por vaga

Campo Belo do Sul – 4,00 candidatos por vaga

Bocaina do Sul – 3,56 candidatos por vaga

Cerro Negro – 3,00 candidatos por vaga

Capão Alto – 4,67 candidatos por vaga

ONZE VAGAS

Além de Lages com 16 vagas, apenas outros dois municípios da Amures têm mais de 9 vagas na Câmara. Otacílio Costa tem 58 candidatos para 11 vagas e Correia Pinto possui 69 concorrentes também para 11 vagas. São Joaquim tem mais eleitores que esses outros dois municípios. Entretanto, por opção dos vereadores, o número de vagas segue o mesmo com 9 a serem eleitos. Daí são 44 disputando no segundo maior colégio eleitoral da Serra Catarinense.

São Joaquim poderia ter mais vereadores. Mas a opção foi por não aumentar o número de vagas

PAINEL BEM ACIRRADO

Considerando os 2.600 eleitores na disputa em Painel, é possível apontar que ali reside uma das disputas mais acirradas. São 35 candidatos concorrendo a uma das 9 vagas, perfazendo uma média de 3,89 candidatos por vaga. Ali o quociente eleitoral (votos válidos divididos pelo número de vagas) deve se aproximar dos 230 votos. Ou seja, vai ter partido elegendo vereador com menos de 100 votos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *