A HOMENAGEM DECORRE DOS 75 ANOS DE FUNDAÇÃO DE UMA DAS TRÊS POTÊNCIAS MAÇÔNICAS QUE OPERAM NO ESTADO
Santa Catarina possui lojas maçônicas subordinadas a três potências: Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina (GOB-SC), Grande Loja de Santa Catarina e o Grande Oriente de Santa Catarina – GOSC. E uma das potências, com lojas espalhadas pelo Estado está comemorando 75 anos de fundação em Santa Catarina. Trata-se do Grande Oriente do Brasil Santa Catarina (GOB-SC). Por causa disso, os deputados Napoleão Bernardes (PSD) e Rodrigo Minotto (PDT) promoveram uma sessão na Alesc para reverenciar a data.
DISSE O DEPUTADO NAPOLEÃO
“São 75 anos da construção de uma história muito importante de participação ativa na sociedade civil e ao longo do tempo o Grande Oriente do Brasil de Santa Catarina tem sido participante muito ativo das decisões do Estado, contribuindo com a sociedade civil na edificação do melhor para Santa Catarina. Então, nada mais justo do que reconhecer todas aquelas pessoas abnegadas que têm a vocação para o interesse público e se doam a vida comunitária, a vida em sociedade.”
RODRIGO MINOTTO CITOU QUE…
“Há três anos nós também propusemos uma sessão solene em comemoração ao bicentenário do Grande Oriente do Brasil. E agora os 75 anos fazendo jus a todo trabalho, a todo o desempenho que a maçonaria vem desempenhando no nosso estado de Santa Catarina e o Grande Oriente do Brasil como a sua potência de apresentar às sociedades, homens de bons costumes e pessoas que levam a fraternidade, a igualdade a todos os cidadãos.”
O Grão-Mestre do GOB-SC, Nilson Manoel de Souza, recebeu a homenagem em nome do Grande Oriente. No registro a maior autoridade da referida potência maçônica com os deputados Vicente Caropreso e Berlanda e os proponentes da homenagem, Napoleão Bernardes e Rodrigo Minotto.
OFICINAS MAÇÔNICAS
Em Lages as Loja Maçônica Luz da Verdade e Luz de Correia Pinto são vinculadas à referida potência homenageada. Na região ainda há a Loja Retidão e Justiça Otacílio Costa que opera em Palmeira, Luz de São Joaquim e Luz de Curitibanos.