Geral

Mantida parceria Samu e Águia 04

PELO MENOS ATÉ MARÇO DE 2025 O SERVIÇO AEROMÉDICO ESTÁ MANTIDO NA SERRA CATARINENSE

O serviço da PM/SC através do helicóptero Águia 04 consiste no atendimento de ocorrências policiais e eventuais transporte de pacientes em casos que a situação exige. Com a integração das equipes do Samu, muitos dos atendimentos são realizados in loco, com o deslocamento através de helicóptero. É essa resposta rápida, com o profissional no local da ocorrência que pode ser a diferença entre a vida e a morte.

A boa notícia é que o serviço aeromédico continuará com a parceria do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, que dispõe de um helicóptero (Águia 04) para reforçar as demandas nos atendimentos à população. A operação de transporte aéreo em Santa Catarina é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a FAHECE, organização social que faz a gestão do contrato do Samu junto ao Governo do Estado.

INÍCIO DA OPERAÇÃO

O referido serviço aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que iniciou suas atividades na Serra Catarinense em 20 de junho, terminaria em setembro, mas houve a decisão dos gestores em ampliar por, pelo menos, mais seis meses. “Tivemos importantes ganhos com o serviço aeromédico, como exemplo, o encurtamento e diminuição de até 50% no tempo de atendimento à população. A operação seguirá trazendo soluções ágeis às ocorrências onde ambulâncias não podem atuar”, destacou o presidente da FAHECE, Alvin Laemmel.

A parceria Samu e PM na Serra Catarinense que salva vidas foi prorrogada até março de 2025

SOBRE O ATENDIMENTO

O trabalho dos cinco médicos e dois enfermeiros, que estão atuando no serviço aeromédico do Samu, segue oferecendo suporte avançado à vida (UTI aérea) não somente aos moradores da Serra Catarinense, mas também aos seus visitantes. “A manutenção da operação aeromédica garantirá por mais seis meses maior eficiência em tempo resposta, e qualidade técnica para os atendimentos prestados pelo SAMU e PM/SC ao cidadão catarinense”, confirma o médico e diretor-técnico do SAMU/FAHECE, Bruno Barros.

Com informações da Assessoria do SAMU/FAHECE

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *