ESTRADA ENTRE LAGES E SÃO JOAQUIM APRESENTOU AVARIAS HÁ UM ANO E AGORA O TRABALHO TENTA REGULARIZAR O TRECHO
Na altura da chamada Serrinha, distante 3 km do portal da Vinícola Villa Francioni, está localizado um dos problemas mais emblemáticos de infraesturtura na Serra Catarinense. Trata-se de uma encosta de morro que apresentou deslocamentos do solo, repercutindo na pista asfáltica da SC-114. Isso aconteceu em outubro do ano passado, mas em setembro deste ano a situação se complicou, com outras rachaduras que levaram até a interdição temporária da passagem de veículos.
RECUPERAÇÃO DO TRECHO
Depois da situação insustentável decorrente da nova quebra de asfalto, o local passou a ser atacado com providências de infraestrutura. Mas essas não está saindo de acordo com o idealizado pela empresa contratada pelo Governo do Estado (SEI) para os reparos. Inicialmente se executou um desvio para que houvesse mais tempo para o reparo na pista principal…
O desvio foi pavimentado, mas a camada asfáltica não resistiu à primeira passagem de veículos pesados, vindo a afundar, inclusive devido ao terreno úmido e poroso da encosta. Por causa disso, o desvio foi desfeito e…
A passagem precária voltou a ser feita no trecho danificado, enquanto máquinas e homens trabalham para encontrar uma solução para o local. O agravante é que não há alternativa de desvio por outro local, nas imediações, visto que há morro e ribandeira dos lados. Em obstruindo essa passagem, a ligação entre Lages e São Joaquim precisaria acontecer por Urubici, dobrando a distância entre a maior e a segunda maior cidade da Serra Catarinense.