FOI APRESENTADO O RESULTADO DA AÇÃO DE ABORDAGEM A MORADORES DE RUA EM SÃO JOAQUIM
Não dá para falar em solução definitiva e nem de resolução do problema. Entretanto, o trabalho que a Secretaria de Assistência Social vem fazendo em São Joaquim em relação à problemática dos moradores de rua tem sido citado como exemplo em grupos de redes socais e até nas reuniões de prefeituras da Serra Catarinense.
O QUE TEM SIDO FEITO?
As próprias profissionais da área de Assistência Social, acompanhados de integrantes da Polícia Militar, percorrem a cidade e, ao se depararem com moradores de rua, os abordam. Aos mesmos são oferecidas opções de encaminhamento na vida que vão desde internamento, oportunidade de trabalho e até retorno para suas cidades de origem. Nada é imposto de forma compulsória, mas dialogado com as pessoas, verificando-se que muitas não estão em tal condição apenas porque querem.
RESULTADO DA AÇÃO
No último dia de fevereiro, a secretária Marilda dos Santos Rodrigues (Assistência Social) e profissionais do CREAS apresentaram os dados na conversa com o prefeito Dorinho. “Conseguimos encaminhar 22 pessoas, muitas delas para seus lares, outras para tratamento e até para o mercado de trabalho“, citou a Secretária.
Desse total, 13 receberam passagens para retornar às suas cidades de origem, oito foram internadas em clínicas de recuperação e uma foi direcionada para o mercado de trabalho. “Foi um trabalho incansável, feito com respeito e dignidade. Oferecemos alimentação, banho, oportunidades de internamento e emprego para aqueles que quiserem“. Observou o prefeito Dorinho garantindo que o trabalho será constante.
A devolutiva da equipe do CREAS e da Secretária de Assistência Social, apresentando ao prefeito Dorinho o resultado do trabalho