PLANO DE ACELERAÇÃO TERRITORIAL ESTÁ SENDO PLANEJADO PARA ESTABELECER UM RUMO DE CRESCIMENTO À REGIÃO
Se o Governo Federal tem o seu PAC, nada impede que a Serra Catarinense faça uma versão regionalizada de um Plano de Aceleração. No caso, o PAT – Plano de Aceleração Territorial. Trata-se de um conjunto de ideias que dependerá muito de entidades e sociedade civil para ir além. Mas os passos nesse sentido estão sendo dados.
Nesta metade de semana foi apresentado pelo Fórum das Entidades Empresariais uma síntese daquilo que se propõe o referido Plano de Aceleração.
LINHA DE ATUAÇÃO
“Qual o futuro da região e como quer promover o desenvolvimento socioeconômico por meio de estratégia de inovação?” Essa seria a ponderação a ser respondida, segundo apontou Raiane Macedo, Executiva do Grupo de Trabalho do Plano de Aceleração Territorial.
“Esse plano nos dará um norte para o que queremos da nossa cidade e de nossa região”, cita o coordenador do Fórum das Entidades Empresariais, Jeferson Rodrigo de Oliveira, que aparece ao centro no registro entre Fabiano Ventura e Antonio Wiggers, cujas entidades que representam integram o Fórum.
IDENTIFICAÇÃO PARA MELHOR LOCALIZAÇÃO
Longe da gente corrigir quem deve estar trabalhando há tempos para formatar o referido plano. Entretanto, há uma cruzada para riscar o termo ‘região serrana’ do vocabulário. Ideia é fazer referência a esta parte do Estado como Serra Catarinense. Até o Planalto Serrano do aeroporto de Correia Pinto foi retirado para reforçar essa identidade, inclusive porque região serrana tem até o Ceará. Logo, ao se estabelecer um plano de desenvolvimento regional, que isso foque a Serra Catarinense, que só existe uma, esta onde vivemos.
Raiane Macedo, Executiva do Grupo de Trabalho do Plano de Aceleração Territorial, discutindo o que se quer do futuro da Região Serrana (sic!)
ATO SEQUENCIAL
Durante a apresentação do Plano de Aceleração, todos os representantes de entidades presentes se manifestaram na reunião e foram favoráveis a implementação do Plano de Aceleração Territorial. No workshop Visão de Futuro, dia 03 de julho, a partir das 18h30 (no Centroserra), os representantes das entidades assinarão o pacto com vistas a construção de projetos e programas com metas claras, que promovam o desenvolvimento de Lages e da Serra Catarinense.